New here? Register. ×
×

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Escrito por Gilson Monteiro às 10:28 do dia 22 de outubro de 2025
Sobre: Santo das causas impossíveis
  • Igreja de São Judas Tadeu, Niterói
22out
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas Tadeu / Divulgação

Já começaram os festejos na Igreja de São Judas Tadeu, em Icaraí, que culminarão na grande celebração do dia 28 de outubro. A data deve reunir uma multidão de fiéis, incluindo muitos funcionários públicos que, há anos sem reajuste salarial, recorrem ao padroeiro em busca de esperança por melhores condições. Outro grupo expressivo será formado por torcedores rubro-negros, que pedem a intercessão de São Judas Tadeu — também considerado protetor do Flamengo — pela conquista dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Conhecido como o santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu inspira neste ano o tema “A esperança não decepciona”, com reflexões diárias sobre aspectos da esperança cristã. A programação foi cuidadosamente preparada pelo incansável padre Carmine, que organiza uma série de atividades para celebrar os 66 anos da igreja, em um ambiente de fé, oração, evangelização e convivência fraterna.

Durante os nove dias da novena, além das missas e momentos de espiritualidade, há também uma forte ação social: alimentos são recolhidos diariamente para serem distribuídos às famílias carentes do Morro do Cavalão. Barracas com artigos religiosos, doces, salgados e bebidas funcionam todos os dias, reforçando o clima festivo.

A programação temática inclui noites culturais no salão paroquial, sempre após a missa da noite:

  • Quarta-feira (22): Noite Carioca, com comidas típicas do Rio;
  • Quinta-feira (23): Noite Francesa;
  • Sexta-feira (24): Noite Italiana;
  • Sábado (25): Noite Nordestina, encerrando o ciclo gastronômico.

No domingo, dia 26, será a vez das crianças, com atividades a partir das 16h, incluindo barraquinhas, comidas típicas e brincadeiras.

No dia 28, data dedicada ao padroeiro, haverá a tradicional Bênção dos Carros às 12h, seguida do famoso Angu à Baiana servido no almoço. As celebrações religiosas incluem missas às 7h, 9h, 10h30, 14h e 16h. Às 19h, acontece a Missa Campal, presidida pelo arcebispo Dom José Francisco, seguida da procissão pelas ruas de Icaraí.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *