
Em duas reuniões realizadas quinta-feira (11) com pais e responsáveis, a direção do Colégio Miraflores comunicou oficialmente a venda de sua valorizada área no Jardim Icaraí, na Zona Sul de Niterói, para a Construtora Bacos e a incorporadora Falves. A grande novidade da noite, no entanto, foi o anúncio da sociedade com a Rede de Educadores Inspira, considerada uma das maiores redes de educação básica do país.
Com a mudança, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 serão transferidos para uma nova sede do Miraflores, que será construída em um terreno na Avenida Franklin Roosevelt, em São Francisco. Já os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio passarão a frequentar o PB Colégio e Curso, também integrante da Rede Inspira, localizado em Icaraí.
A transição envolve o corpo docente: os professores da Educação Infantil e do Fundamental 1 acompanharão os alunos na nova unidade em São Francisco, enquanto os docentes do Fundamental 2 e do Ensino Médio serão alocados no PB Colégio e Curso.
Concorrência de olho
Embora o início das matrículas esteja previsto para outubro, a movimentação no setor educacional já começou. Escolas vizinhas têm antecipado suas campanhas, com ações promocionais nas redondezas: carros de som na rua Ministro Otávio Kelly, plantões de matrícula com coquetel para os pais, oficinas lúdicas para os filhos e até ofertas de desconto.
A direção do Inspira marcou reunião com pais e alunos do Miraflores para o próximo dia 16, a fim de mostrar o propósito da parceria, que é fortalecer escolas tradicionais por meio de gestão compartilhada e investimentos em inovação. A rede reúne atualmente 108 escolas em todo o Brasil, atendendo cerca de 57 mil alunos e contando com mais de 4 mil educadores. Com a entrada do Miraflores, a Rede de Educadores Inspira reforça sua presença em Niterói, onde já administra o Marília Mattoso, a Escola Canadense e o próprio PB Colégio e Curso.
A sociedade com o Miraflores, escola com mais de meio século de história em Niterói, segundo a Inspira, seguirá a política da rede, de preservar a identidade e os valores das escolas parceiras, ao mesmo tempo em que promove melhorias estruturais, formação continuada de professores e adoção de tecnologias educacionais.