New here? Register. ×
×

Niterói instala bicicletários na porta de prédios e prejudica moradores

Escrito por Gilson Monteiro às 10:21 do dia 14 de agosto de 2024
Sobre: Pedaladas
  • Bicicletário da Rua Onze de Agosto, Niterói
14ago
O bicicletário da Rua Onze de Agosto, na subida do morro do Palácio, no Ingá, atrapalha moradores no embarque ou desembarque de carros

O milionário projeto NitBike, da Prefeitura de Niterói, está causando polêmica ao instalar bicicletários na porta de prédios residenciais, como é o caso da Rua Onze de Agosto, no Ingá. Moradores idosos agora enfrentam dificuldades para embarcar ou desembarcar de táxis ou carros de aplicativo, pois a pista em frente à portaria do edifício está ocupada por uma estação do NitBike.

Uma moradora de 96 anos do Edifício Beira Mar Ingá, onde vivem muitos outros idosos, expressou sua insatisfação com a situação. Os condôminos questionam por que a prefeitura não optou por instalar o bicicletário em frente ao muro da Faculdade de Direito da UFF, do outro lado da Rua Onze de Agosto, onde não prejudicaria o acesso ao edifício.

O NitBike, um projeto milionário e eleitoreiro da dupla Axel Grael/Rodrigo Neves, está custando aos cofres municipais R$ 21,3 milhões para a instalação do sistema de bicicletas públicas compartilhadas. No entanto, enquanto isso, o trânsito em Niterói está caótico, o transporte público deixa os passageiros a pé e as tarifas de estacionamento nas ruas são o dobro das cobradas no Rio de Janeiro.

Conforme o contrato firmado com uma empresa de Pernambuco, deverão ser instaladas 50 estações do NitBike até o próximo mês, localizadas a 400 metros de distância uma das outras. O sistema disponibilizará 552 bicicletas para adultos e 32 bicicletas infantis, com uso gratuito por até uma hora.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

55 thoughts on “Niterói instala bicicletários na porta de prédios e prejudica moradores

  1. Os brasileiros já estão dando um show de civilização: todos os retrovisores das bikes já foram arrancados. A maioria das buzinas também. E já estão começando a levar embora os faróis. Brasil-sil-sil!

  2. Eu estava esperando a hora que o Gilson ia reclamar das bicicletas…Para ele tudo que a Prefeitura faz é ruim… Esse projeto é uma das melhores coisas feitas por aqui… Estou gostando de ver que a população abraçou a ideia… Que venham mais bicicletas!!!!

    1. Sua colocação é totalmente inoportuna e sem nenhuma capacidade de análise mais criteriosa sobre mobilidade.
      Lamentável

    2. Prejuízo não é colocar bicicleta. Prejuízo é uma cidade horrível cujas ruas já são Extremamente estreitas e ainda param carro de um lado e do outro das ruas, transformando todas as ruas de Icaraí de rua-lá-vai-um. As bikes democratizam a forma de ir e vir nessa cidade caótica. E já estava atrasada em implementar essa solução que há anos já está presente em grandes cidades como Rio, são Paulo e Brasília.

      Tem nada de eleitoreiro. Informem-se.

  3. Bom dia!
    Triste é o retrocesso, temos que agradecer pois estão dando maior mobilidade, principalmente pra quem precisa!
    O que temos que reclamar é o aumento de novos prédios, em nosso município, pois a ponte e.as.barcas, não dá mais vazão e as ruas muito menos, saneamento humano…
    Não consigo entender porque ninguém está reclamando dessa super população!
    Niterói vai ficar impraticável de se locomover, com tantas famílias que irão habitar esses novos empreendimentos habitacionais…
    Deus nos ajude!

    1. Muito bom a iniciativa de viabilidade de bicicletas na cidade, bicicletas é bom pra mobilidade e faz bem a saúde de quem usa, estamos precisando mais de ciclovias, principalmente na alameda São Boaventura, a região norte de precisa de ciclovias, pois tem muitos ciclistas nessa região, eu sou ciclista e necessito de uma ciclovias na alameda assim como os outros ciclistas!

  4. Enquanto isso hospitais falido varias creche comunitária fechada chegou a hora de mudar

  5. E o que dizer das motos sem com canos de descarga irregulares, fazendo um barulho infernal e arrebentando os tímpanos do ccontrinuinte e eleitor?!

    1. Enquanto isto a Viação Inga em todas as suas linhas nos deixam a espera em demasia

    2. Uma grande PALHACADA ,SRM NENHUM CRITERIO
      TIRAM AS POUCAS VAGAS DE CARROS ,PORTA DE PREDIO,ESSA PREFEITURA NAO DA UMA DENTRO.

    3. ciclovias são o futuro. O uso de transportes que não poluam o ar é implementado em todos países desenvolvidos, justamente em contramão ao petróleo. mas é claro que aqui a gente tá preocupado com os fósseis do país.

    4. A eleição para Prefeitura está aí, retire quem coloca obstáculos na vida dos munícipes, o ex presidiário por exemplo.

    5. Essa reclamação sobre o terminal das bike não procede porque nesse local tinha carros estacionados .

  6. Podiam colocar no lugar das várias vaga exclusivas para taxi, que cada vez fazem menos sentido de existirem.

  7. O que vemos na nossa cidade é desordem urbana. Colocar bicicletas em lugar inadequado é só mais 1. Os pedestres correm riscos ao andar nas calçadas pela circulação de bicicletas, veículos de 2 rodas motorizado surgindo de todos os lados. Nas ruas o problema se repete com desrespeito dos sinais de trânsito e falta de fiscalização. Se a pessoa for idosa tudo fica mais grave.

    1. As bicicletas vieram em horário oportuno pra prefeitura ok..mas Niterói já era pra ter essas bikes a anos … Retrocesso reclamar delas …claro tem defeitos o projeto vc vê que não tem locais que deveriam ter ainda que seriam pontos importantes para locomoção da população..mas a bicicleta não atrapalha pelo contrário ajuda eu também sou de oposição a prefeitura mas nem por isso vou querer falar mal de algo q sei que foi bom pra nossa cidade , embora sabemos que eles atrasaram em por e aproveitaram a época de eleição ..então fiquemos espertos pra escolhermos melhor nossos candidatos este ano

    2. Pergunto aos prefeitos Rodrigo Neves e Axel Grael: moramos na mesma cidade, no mesmo bairro?
      Não é possível que eles e seus familiares, enquanto cidadãos, não se incomodem com o barulho absurdo das motos de entregas, com bicicletas, com bicicletas elétricas e com motos circulando livremente pelas calçadas, colocando em risco a vidas das pessoas?

      1. Sugestão: MULTA PESADA PARA AS EMPRESAS QUE CONTRATAM WBTREGADORES QUE COMETAM INFRAÇÕES!!!

        SENDO ASSIM, AS EMPRESAS S9 VÃO DAR EMPREGOS PARA OS QUE CUMPRIREM AS LEIS DE TRÂNSITO.

        ELES QUEREM TER OS MESMOS DIREITOS DOS AUTOMÓVEIS, OS QUAIS NÃO ANDAM NAS CALÇADAS,
        NÃO SURGEM AVANÇANDO O SINAL, ATROPELANDO OS PEDESTRES AGUARDAM O SINAL ABRIR, SEM CAUSAR POLUIÇÃO SONORA QUE MUITO ESTRESSAM E TANTO PREJUDICA A AUDIÇÃO E A SAÚDE DO POVO.

        SÃO INÚMERAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS!

        O POVO VAI ESCOLHER O MELHOR!

        BASTA CRIAR MECANISMOS CONTRA FAKES E DISPAROS NA
        INTERNET!!!

  8. Tem que ver o que acontece na rua Gastão Gonçalves, em função da UniLasalle, um absurdo! Motos e moto táxi parando e estacionando fora da placa e local determinados pela PMN, e congestionamento pelo excesso de veículos 4x ao dia. Estacionamento nas garagens dos moradores. E o comportamento de funcionários debochando do morador que reclama. Vergonhoso!

    1. Impressionante como os carros estão sempre ocupando um espaço enorme nas ruas da cidade (e prejudicando todos os idosos), mas é apenas quando tem uma iniciativa voltada às bicicletas, que a elite se alvoroça.

  9. Mas antes como faziam? Pergunto porque rua sen carro estacionado em Niterói é a coisa mais rara de se encontrar.

    1. Esse Perfeitinho acha que todo mundo tem que andar de bicicleta em Niterói. Parece maluco essas bicicletas atrapalham meio mundo nas ruas. Não conseguimos estacionar, os sangue sugas do Nittran aporrinhando a vida da gente!!
      E uma mamata as coisas aqui em Niterói!!
      Terra dos cracudos e abrigos dos vagabundos!!

  10. Bom dia.
    A grande realidade que tudo isso e política e ganho de dinheiro. Sou morador da região Oceânica e meu filho estuda no Paulo Freire, fizeram uma ciclovia que passa um ônibus dentro , com isso a dificuldade para acessar a escola aumentou.
    O grande fato e que somos vítimas de políticas ignorantes que Gestores do poder pensam que estão beneficiando sempre com suas idéias…. outra coisa que ficou perigosa. Logo após a Versalhes lugar onde se passavam três veículos bem, hje só passam dois em um determinado ponto, que é en frente a pizzaria Da carmine.
    Infelizmente estamos a mercer desses políticos.
    Av Almirante Tamandaré perigossima tambem com a ciclovia. Diminuição da estrada engarrafando tudo.

    1. Calma jovem, as estações estão sendo feitas aos poucos, também não vejo a hora de iniciarem em Icaraí e Santa Rosa, mas estou no aguardo pois a informação são de 50 estações.
      No momento não tem nem 20 e já está ajudando bastante.
      Não entendo a reclamação vindo do pessoal idoso, pois essa rua no Ingá e tem uma movimentação perigosa de motos a todo momento.As estação não ficou ocupando tanto espaço assim, ainda dá pra fazer paradas absurdamente próximas a esse prédio.
      Acredito que o objetivo dessas bicicletas “gratuitas” seja justamente reduzir um pouco o fluxo de veículos, como outros falaram aí.

    1. Deveriam colocar estações em Icaraí e Santa Rosa
      E MELHORAREM ESSE PROJETO PARA QUE POSSAMOS PEGAR A BIKE IR DE UM LUGAR PARA OUTRO E DEIXAR A BIKE EM OUTRA ESTAÇÃO!! NÃO FAZ SENTIDO PEGAR E DEVOLVER NO MESMO LUGAR!!

  11. Obrigado Gilson pela publicação, sou o genro da idosa dessa reportagem e afirmo que a instalação desse bicicletário foi no lugar errado! Em frente a porta de acesso ao prédio!! Não sou contra o uso de bicicletas, esse bicicletário está no lugar errado!!

  12. Primeiro deve-se implantar ciclovias pela cidade e, depois, deixar que as bicicletas surjam naturalmente. Mudar essa ordem às pressas é claramente uma conduta administrativa desqualificada com interesse eleitoral. Ou seja, sem ciclovias, essa intervenção urbana está fadada a mais uma que ficará entregue às baratas em pouco tempo.

    1. Porquê continuam a eleger os mesmos desde Jorge Roberto Silveira.Com a mesma política.Varias secretarias para favorecer os vereadores,colocando seus apadrinhados e em contra partida a Câmara Municipal passa tudo que o prefeito quer.Se não mudarmos pois são os mesmos.Galo, bagueira,dr.Emanuel e outros.Se forem pesquisar alguns políticos tem parentes e indicados na administração executiva.Na troca de favores passa esse tipo de absurdo.Nao existe oposição na câmara fazendo o Prefeito o que quer.Mudança já através do voto.

  13. 21,3 milhões dividido por 552 bikes significa que cada uma sai por mais de 38 mil reais, é isso mesmo??

    1. É isso mesmo!

      As estações, o aplicativo a equipe de manutenção, peças de reposição e o sistema digital pra fazer tudo funcionar foram de graça!

    2. Tal qual é um absurdo a prefeitura ter tirado o ponto de ônibus intermunicipal em frente ao Posto de Saúde Carlos Antônio da Silva, na Av. Jansen de Melo, por causa dos carros de auto escola, que treinam no entorno do Posto.
      A quantidade de pessoas prejudicadas com isso, pois vem do Rio ou até mesmo embarcam ali naquele ex ponto, são imensas, perto de quem vai fazer prova do DETRAN.
      Mas como qual seria o vereador a enfrentar o “DETRAN” e suas autos escola?
      Que se dane o cidadão que tem que andar até a rua São João pra descer ou embarcar nos carros intermunicipais.

  14. O choro é livre. O problema tá na educação de cada um. Tem gente q ganha mais no sinal que trabalhando.

  15. Completamente sem noção essa administração. Cada vez mais, nós, pedestres, estamos à mercê das bicicletas, haja vista a tremenda falta de educação e respeito de mts ciclistas.

    1. É vdd, além de nos preocuparmos com as motos e bicicletas nas calçadas. Não temos mais tranquilidade, pois temos que dar passagem para eles.
      Em Icaraí as bicicletas só andam nas calçadas, nós nos danamos.
      Saudade de Jorge Roberto Silveira.

      1. Motos, carrinhos de entrega de supermercados e óbvio, bicicletas de todos os tipos e tamanhos, elétricas ou não. E quase todas as bicicletas andam em alta velocidade, precisam ver os alunos dos cursinhos que chegam cedo às aulas, ainda teremos acidentes graves pela frente…

    2. Somente mais uma obra inútil mal planejada, eleitoreira, tantos problemas na Cidade, se quer fazer bicicletario, faça um bom planejamento, outro exemplo de obra inútil, que só atrapalhou o trânsito, é a faixa exclusiva de ônibus em Itaipu, imagino o quanto não faturam nos superfaturamentos de obras inúteis na Cidade, já está na hora dessa duplinha do horror dar adeus!!!

  16. Realmente o trânsito é um caos. Ruas viraram estacionamento de carros, ponto de táxi e pistas exclusivas de ônibus. Os GM só apitam para avisar que o sinal mudou para verde ou vermelho, devem ser sinal de trânsito para cegos.

    1. As calçadas viraram pistas de bicicletas e motos.Fui atropelada na Otávio Carneiro por uma bicicleta na semana passada.Tanto policiamento e as máquinas passam quase nos pés dos policiais.A prefeitura está ciente e nada faz!

  17. Que triste o drama da casse média de Niterói. Chora menos sofredores, as bikes são um sucesso e cabe a vocês se adaptarem.

    1. E quando eles vão fazer o básico? Pintar faixa de travessia de bicicletas ao lado da de pedestres pra que não atropelem as pessoas na faixa. Promover educação de trânsito aos ciclistas que não respeitam os sinais fechados e quase atropelam as pessoas porque não param no sinal? Impedir que as bicicletas circulem nas calçadas, principalmente correndo e sem respeito aos pedestres.Tem muita coisa a ser feita e muita educação no trânsito a ser dada antes de patrocinar esses bicicletários caríssimos

      1. A responsabilidade e da Guarda Municipal, não se vê eles combatendo o avanço deles pelas calçadas,o que se vê e reunidos nas esquinas batendo papo ou com celulares nos ouvidos.Ainda tem projetos para armar essa turma.😡

  18. Fora o fato de terem transformado o trânsito da região oceânica num verdadeiro inferno, com ciclovias que ninguém usa, os ciclistas trafegam junto com os carros.

  19. Enquanto isso na calçada do extra ao lado do plaza shopping ficam vários moradores de rua e pedintes apurrinhando quem está ali pois a calçada possui um ponto de ônibus com várias linhas calçada esburacada até as chapas de proteção do ponto de ônibus foi furtada eram 4 sem contar com carros de aplicativo parados no ponto e mitos andando na contra mão passando por cima das calçadas e o pior que há equipes da nittrans e vários guardas municipais além de duas câmeras 360 tudo isso não tem serventia ninguém faz nada!

  20. Niterói mirou em Amsterdam e acertou na Crackolândia ! Soluções sofisticadas, quando nem o básico e normal são visíveis.
    Viva ao erário volumoso! Viva ao político de profissão!

    1. Não é só o sistema de bicicletas q é eleitoreiro. Observem as ruas em Icaraí, jardim Icaraí, centro e outras áreas. Colocam asfalto em cima de asfalto, na maioria das vezes sem necessidade pq o asfalto estava em bom estado. Além de colocarem dinheiro fora, ou quem sabe, coisa mais grave, alem de tornarem as ruas mais altas q as calçadas, o q certamente prejudica em dias de chuva.
      E preciso q Niterói deixe de eleger essa turma q se perpetuarem no poder e criam cargos para funcionários fantasmas, como foi o caso da EMUSA.

      1. Sobre a insatisfação das pessoas em entrarem em veículos de passeio para serem transportadas cabe reflexões:
        No local que estão hoje era destinado a embarque e desembarque dos passageiros e tiraram? Ou Era um local destinado a estacionamento de veículos?
        Se for a segunda opção não afetou em nada, porque sempre devem ter enfrentando a mesma dificuldade para entrar em algum veículo. Sendo assim, a questão aqui se trata sobre não aceitar em frente ao seu local de moradia um bicicletário, entrando em outras questões afins.

Comments are closed.