O furto de cabos de cobre, que antes em Niterói acontecia em áreas restritas, agora se expandiu para toda a cidade. Na madrugada desta segunda-feira, uma patrulha do 12° Batalhão da PM prendeu um homem roubando fios em Icaraí. Um ladrão foi flagrado no alto do poste da esquina das ruas Alvares de Azevedo com Gavião Peixoto. Levado para a 77ª DP, lá foi verificado que ele já tinha três anotações criminais por roubo, uma por tráfico, uma por furto e uma por posse e uso de drogas.
O alvo dos bandidos são os cabos elétricos de cobre que revendem em ferros velho de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Mas eles também têm cortado cabos de fibra ótica, causando grande prejuízo aos provedores de internet e seus clientes. Apesar desses cabos serem parecidos, os utilizados em redes da web não têm nenhum valor para os receptadores.
Renato Junger, diretor da Predialnet, diz que os provedores estão preocupados com o crescente furto da fibra ótica. A interrupção da rede causa transtorno a muita gente que fica sem comunicação pela internet. As empresas têm que se desdobrar para recompor o cabeamento, sem a garantia de por quanto tempo o novo material não sofrerá danos.
– Estamos acompanhando o combate eficiente do comandante Oliveira, do 12° BPM, contra esse crime. A patrulha antifurto vem fazendo a prisão em flagrante de muitos ladrões – diz Renato Junger.
A Polícia sabe aonde estão os pontos de alimentação de crack para a Cracolândia entre Centro até Charitas. Ela faz alguma coisa ? Não.
A Polícia sabe todas as empresas ligadas a milícia que usam cabos roubados pra construírem suas redes clandestinas. Ela faz alguma coisa ? Não.
A Polícia sabe exatamente todos os pontos do crime. Não se enganem. Ela só não toma providências.
A única saída é o regime de tolerância zero para evitar que o crime avance. Outro exemplo é causado
pelos motoqueiros que infernizam a cidade com seus escapamentos abertos e suas buzinas insanas. Utilizam calçadas como pista e não respeitam sinais. Se houvesse fiscalização municipal 80% está irregular.
A falta de fiscalização chegou a esse ponto pela falta de fiscalização no município . Outro é quem vende material roubado e quem compra todos são bandidos infelizmente.