Agentes da Polícia Federal de Niterói estão preocupados com a presença de guardas municipais na delegacia, desde quando foi assinado em março um convênio da PF com a prefeitura. Os guardas foram cedidos para cuidar da vigilância patrimonial, mas os agentes dizem que os servidores municipais estão tirando plantões de 24h na delegacia, sem sequer ter autorização para usar armas ou poder vestir o uniforme da corporação. Além disso, o prédio guarda armamentos, munições, inquéritos policiais e provas de crimes, como dinheiro, joias e outros bens apropriados judicialmente em operações.
O agente que antes tirava plantão com um colega da corporação, agora tem a companhia de um guarda municipal. O plantonista pode também prestar serviços de apoio às operações do dia, conferir armas e munição utilizada pelas equipes, além de anotar o uso de viaturas.
Segundo o regulamento da PF, o plantão da delegacia tem que ser feito, no mínimo, por dois agentes federais. A norma também diz que não pode haver gente estranha aos quadros da corporação em suas atividades e/ou operações policiais.
Ao ceder os guardas para a PF, o prefeito ex-petista Rodrigo Neves está tirando esses servidores da função, que é a de tomar conta de prédios públicos municipais, como escolas, postos de saúde, repartições, museus e praças. O prefeito, porém, justificou o ato com o discurso de que, “apesar de a atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais”, ele estaria cooperando com a “segurança urbana e pública, que é o principal problema e desafio da Região Metropolitana e de Niterói”.
O prefeito disse, ainda, que o convênio com a PF “é um primeiro passo para a assinatura, em breve, de um outro acordo em que o órgão federal vai treinar guardas municipais para o uso de armas de fogo”, informa sua assessoria de imprensa.
Boa tarde! Até acho que vc tem certa razão, mas gostaria de lembrar que isso foi um acordo, para colocar mais agentes federais em campo, uma vez que com o auxilio de 8 Gcms serão 8 agentes federais a mais em campo, e quanto a confiança lembro que o Gcm também tem fé pública, sei que o regulamento diz que não pode haver pessoas estranha ao quadro , porem vivemos em tempos difíceis, nos pessoas de bem temos que usar de toda as formas dentro da lei , para tentar combater a violência que está ai. Agora veja que triste é essa materia, um guarda não pode ajudar pq não tem porte de arma, mas quem irá treinar para adquirirem o oorte será os próprios federais.vamos parar de nos confronta, o inimigo é outro, vamos cooperar. Em outro países usam até mão de obra civil. Os chamados voluntários.
Esse prefeito é um moleque! Parece o Menino Maluquinho administrando uma cidade.