New here? Register. ×
×

Artista plástica Ticiana Parada expõe no Espaço Cultural Correios, em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 09:28 do dia 2 de março de 2024
Sobre: Cara do Brasil
  • Ticiana Parada expõe em Niterói
02mar
O colorido do brasileiro inspira as obras que Ticiana Parada vai expor no Espaço Cultural Correios, em Niterói

Os quadros da artista plástica Ticiana Parada já estiveram no cenário de novelas como Amor Perfeito (2023) e algumas de suas telas, em grandes dimensões, fizeram parte da ambientação de programas como Encontro com Patrícia Poeta. No dia 9 de março, sua arte chega a Niterói, com a inauguração da exposição “A cara do Brasil”, no Espaço Cultural Correios. A mostra, que conta com curadoria de Marcia Marschhausen, tem como inspiração as mais variadas facetas do povo brasileiro, da sua religiosidade à diversidade cultural.

– O artesanato, a poesia, a música, as histórias e o colorido do brasileiro são inspiração para o meu trabalho. Mostro tudo o que sinto e o que vivi. Fico muito feliz quando enxergam o país dentro de cada obra feita. Quero colocar o samba, o frevo, o sertão – afirma.

A exposição, que ocupa o segundo andar do centro cultural, contará com cerca de 20 obras de tamanhos variados, feitas em tinta acrílica e óleo. Caixas de papelão e materiais reciclados também estarão presentes em instalações e esculturas.

A diversidade do país estará representada na mistura de materiais e de temáticas abordadas. Entre as obras, por exemplo, há uma tela em grandes dimensões de Nossa Senhora Aparecida e imagens inspiradas no Candomblé e na Umbanda.

A exposição contará também com um setor interativo. Antes de se dedicar integralmente às artes plásticas, Ticiana trabalhou por 30 anos com educação infantil. A experiência com crianças inspirou a artista a criar uma área na exposição em que os pequenos poderão desenhar a cara do Brasil em um papel gigante.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|