New here? Register. ×
×

Interditados postos que vendiam combustível adulterado em Niterói e São Gonçalo

Escrito por Gilson Monteiro às 13:37 do dia 26 de dezembro de 2023
Sobre: Batizado perigoso
  • Fiscais da ANP interditam posto de gasolina em Icaraí, Niterói
26dez
Fiscais da ANP lacram as bombas do posto de gasolina da Rua Lemos Cunha, em Icaraí

Postos de gasolina vendiam gato por lebre em Niterói e São Gonçalo. Um deles em Niterói e dois em São Gonçalo foram interditados por fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante a operação Fake Fuel, nesta terça-feira (26) em conjunto com a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio. Foram presos o gerente dos três postos de combustível e o responsável pelo transporte produto adulterado.

No posto São Judas Tadeu, na Rua Lemos Cunha 528, em Icaraí, já havia sido constatada a presença de 92,1% de metanol no etanol, quando a legislação permite apenas 0,5%, e a presença de etanol na gasolina, além de 66% de etanol anidro, sendo o permitido 27% ± 1% vol. 

Na denúncia contra cinco pessoas suspeitas pela adulteração de combustível, recebida pela 1ª Vara Criminal de São Gonçalo, o MPRJ destacou que esse excesso de metanol traz risco iminente de explosão dos motores. O posto de Icaraí, apesar de interditado em julho, voltou a funcionar até ser flagrado novamente, hoje.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), a Delegacia de Serviços Delegados (DDSD) e a ANP, os postos interditados misturavam concentrações de metanol nas bombas muito acima do permitido. São eles:

  1. Auto Posto Brasilândia, em Porto da Pedra, São Gonçalo;
  2. Auto Posto São Judas Tadeu, em Icaraí, em Niterói;
  3. Posto Boa Vista Gonçalense, em Boa Vista, em São Gonçalo.

Os denunciados vão responder por crimes contra a ordem econômica, saúde pública, relações de consumo, falsidade ideológica, desobediência e associação criminosa. Apontado pelo GAECO/MPRJ como chefe da associação criminosa, o proprietário dos postos, Carlos Eduardo Fagundes Cordeiro, é considerado foragido da Justiça.

A denúncia do GAECO/MPRJ também levou às prisões, na última semana, do responsável pelo transporte do combustível adulterado, Alexsandro Alves da Rocha, e do gerente dos postos, Everton Alves Aquino. No endereço dos alvos em cumprimento aos mandados de busca e apreensão, foram apreendidas armas de fogo e diversos documentos que comprovam a comercialização do combustível adulterado. A investigação foi realizada em conjunto com a Delegacia de Serviços Delegados (DDSD).

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Interditados postos que vendiam combustível adulterado em Niterói e São Gonçalo

  1. Bom dia dia 29/11/23 abasteci meu carro no posto do mutondo em São Gonçalo a luz de injeção eletrônica acendeu passei no scanner acusou combustível ruim.

  2. Deveriam perder a concessão e a bandeira tambem pra deixarem de ser safados prejudicando a população o motor desses carros dão vários problema com um combustivel desse jeito quem abasteceu e teve problema nos motores de seus veículos deveriam recorrer para serem indenizados pelos gastos sofrido devido adulteração porque as vezes o proprietário leigo pode ter tido um baita prejuízo e não sabe que foi por conta desse combustível….

    1. Precisamos saber quais postos são confiáveis e para isso é preciso q a fiscalização seja constante e também bem divulgada pela mídia ..
      E um absurdo que a gasolina a este oreço ainda seja adulterada..
      Veja nisso país cada vez mais mergulhado na corrupção e no crime..
      AQUI JAZ A JUSTIÇA!!!

  3. No mutua tbm tem bomba baixa no posto BR. Meu cilindro de 14 m3 entrou 18.5m3.
    Empresários ou ladrões que classe de comerciante bandidos.
    Salvasse muito poucos!!!!

  4. tem q fiscalizar todos os postos ,pois é um absurdo o q fazem com o consumidor apóis colocar combustível em um posto no coelho a luz da injeção acendeu ,levei ao mecânico no qual fez a leitura e foi diagnosticado falha nas sondas provavelmente por combustível adulterado!

  5. Só esses postos foram interditados? Nas ruas São Lourenço , Alameda , Tiradentes , também têm.

  6. Adorei o trabalho dos agentes da ANP e do MP, agora eles precisam continuar a caça aos postos chefiados por bandidos que estão alastrados por São Gonçalo principalmente, mas em varias outras regiões do estado. Tem que desestabilizar essas quadrilhas, que certamente tem ligações com outras organizações criminosas

  7. Isso não acontece só em Niterói e São Gonçalo. Também no Rio tem posto da Bandeira shell q vc abastece GNV com cilindro de 13 m3 e o registro na máquina de abastecimento marca 18, e as vezes 19 m3.
    É um ROUBO escancarado. O frentista fica sem graça e diz “não sou eu q tô roubando não, fala com o gerente”. Todas as vezes q isso acontece eu peço a nota e denuncio. Até hoje nada de fiscalização.
    Impunidade pura.

  8. Acho uma vergonha o delegado pedir para população fiscalizar. Isso mostra a incompetência das autoridades. Não precisa de equipamentos basta cheirar a gasolina, se arder as narinas a gasolina está contaminada com tiner, metanol etc. E geralmente a gasolina contaminada está no mesmo valor da original.Eu aconselho o povo a colocar somente nos postos de supermercado o Wallmart

Comments are closed.