New here? Register. ×
×

Presidente do TJ inaugura exposição sobre Niterói no antigo Palácio da Justiça

Escrito por Gilson Monteiro às 17:42 do dia 28 de novembro de 2023
Sobre: 450 anos
  • Presidente do TJ inaugura exposição em Niterói
28nov
Ricardo Rodrigues Cardozo inaugura exposição sobre os 450 anos de Niterói no Museu da Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou nesta terça-feira (28/11) a exposição “450 Anos de Niterói – O Palácio da Justiça Como Testemunha do Desenvolvimento Urbano”, no Museu da Justiça de Niterói. A mostra apresenta à população registros do desenvolvimento urbano da cidade e coloca o antigo Palácio da Justiça como testemunha do processo de evolução a partir da Proclamação da República.

Nascido e criado em Niterói, o presidente do TJ, destacou a importância histórica do espaço inaugurado há mais de cem anos – quando a cidade era a capital do antigo Estado do Rio – e projetado para compor, junto aos principais edifícios públicos estaduais, o conjunto arquitetônico erguido no entorno da Praça Pedro II, atual Praça da República. Ricardo Rodrigues Cardozo recordou que começou a estagiar em um escritório próximo ao palacete e frequentava o prédio histórico para pesquisar processos.

“Hoje representa um dia muito especial para mim. Ao acompanhar a exposição, me sinto retornando ao passado que mostra a transformação de Niterói. Para mim, como presidente, é uma emoção muito grande incentivar esse tipo de cultura resgatando a história do Judiciário no antigo Estado do Rio e compartilhar com o público todo esse processo.”

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Presidente do TJ inaugura exposição sobre Niterói no antigo Palácio da Justiça

  1. Boa noite Gilson, você publicou uma matéria sobre a Cracolândia em que o nosso vice- prefeito, tomaria providências com a secretária de ação social para resolver esses problemas da nossa cidade com os dependentes químicos , mas uma vez só na promessa. A nossa cidade , principalmente o centro, está largada. Será que esses políticos moram em Niterói?

Comments are closed.