Icaraí ganha um novo empreendimento que promete movimentar uma das esquinas nobres da cidade. Não será mais uma farmácia nem um novo edifício em Niterói. O bairro vai ganhar uma nova filial da Padaria Santa Marta no endereço onde funcionou, até janeiro de 2019, a Escola da Divina Providência, na Rua Presidente Backer. A padaria vai ancorar outras lojas que se instalarão em um mini Centro Comercial que está em construção.
O terreno foi alugado por vinte anos para a rede de padarias, que tem filiais no Rio (11 lojas), Nova Iguaçu (uma) e em Icaraí (instalada há anos na esquina da Mem de Sá com Presidente Backer).
A capela e o prédio da administração da Divina Providência permanecem na Tavares de Macedo 155, mas as salas de aula e o campo de futebol da escola já foram demolidos. Ficavam no lado do terreno que dá para a Presidente Backer. Agora vão ser ocupados pelo novo empreendimento.
A Metha, uma consultoria voltada para a administração de centros comerciais ancorados por supermercados, entre eles o Guanabara e o Mundial, toca o projeto.
Há quatro anos, antes da pandemia, as freiras da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, da Província do Sagrado Coração de Jesus, resolveram fechar a escola que tinha 20 salas de aula. Enfrentavam dificuldades financeiras que as impediam de manter a educação de seus 70 alunos (22 do ensino infantil e 48 do fundamental).
A ação não me surpreende em nada. A Igreja não está nem aí para a sociedade. Gananciosa e egoísta, só visa lucro. Que apodreçam.
Muito triste o fim da escola da Divina Providência , meu filho fez o ensino infantil aí e era uma escola muito boa.
Vendo um monte aqui reclamando o fechamento da escola. Eram vocês que bancavam? O dinheiro era de quem? Já fizeram doação a congregação que mantinha a escola? Parem de lamentar a não continuidade de atitudes altruístas de outros e passem a fazer as suas ações. O espaço foi locado. Logo, trará ajuda a quem fazia a diferença a agir em outras frentes, enquanto vocês só reclamam.
Apoiado! E também vai gerar muitos empregos!
Sabe porque reclamar do fechamento de uma escola tradicionalissima e q ajudava demais a pais que não podiam pagar? Porque no ano que fechou, a escola estava com um número excelente de alunos, principalmente, na educação infantil. Falo isso, porque meus filhos estudavam lá nesse ano. As irmãs q lá estavam não queriam investir na reforma do 2 piso, como fizeram no 1 e por isso, acharam melhor fechar e passar para outra escola…o q deu errado! E por isso, ficou anos fechada. Muitos profissionais ficaram desempregados, inclusive, ainda tenho contato c muitos professores e alguns ainda estão desempregados. Infelizmente, nem “o povo de Deus” sai ileso ao capitalismo e a ganância de ter muito dinheiro. Porque um ponto tão nobre , deve ter enchido os cofrinhos da Irmandade. Triste realidade!
Destruir uma escola, para construir uma padaria, é muito triste, num país onde a educação esta aquém de suas necessidades !!!
Administrar um negócio nos dias atuais não é mais como antigamente.
Triste realidade de um país que comemora um empreendimento e não uma escola fechada.
Pasmem!
Escolas populares demolidas e lojas ocupam o seu lugar. Nada a comemorar.
Verdade
Se a nova filial apresentar um melhor gerenciamento, vai ser ótimo. O problema da atual Santa Marta não são os funcionários que, inclusive se desdobram pra atender. O problema é que às 18 hrs, mesas lotadas, falta funcionario pra atender, os poucos funcionarios nao dão conta. Alguma coisa ali não está dando certo.
Para o capitalista tudo é feito em função da acumulação do capital, a educação é, para este, apenas mais uma forma de exploração em seu benefício. O que deveria ter havido neste caso era o poder público ter financiado esta escola, mas quando ele próprio é um agente do capital, é isto que se sucede.
Muito triste. Menos uma escola.
É lamentável uma prefeitura rica como a de Niterói que, ao invés de colaborar financeiramente para que uma escola que atendia crianças e adolescentes carentes dessa cidade, deixa que suas portas sejam fechadas para dar lugar para mais uma padaria, onde somente alguns privilegiados serão atendidos! É de revoltar qualquer um que tenha um mínimo de preocupação com a desigualdade social!
É com muita tristeza que vejo a demolição da Divina Profidencia e fechamento do Sagrado Coração de Jesus. 😔😔😔
Tens razão!