Niterói divide com São Gonçalo uma rodovia estadual, a RJ-100, que de tão esburacada mais parece o mapa da lua, dizem os motoristas que cruzam seus 13,5 quilômetros ligando Rio do Ouro a Tenente Jardim, passando por Maria Paula e outros bairros. Conhecida por muitos nomes (Estrada Velha de Maricá, da Paciência e Abdias José dos Santos), desde 2014 ela se chama oficialmente Rodovia Prefeito João Sampaio.
O ex-prefeito niteroiense, falecido em 2011, deve estar se remexendo no túmulo. Sampaio não merecia ser nome de uma estrada assim tão largada. Logo ele, que governou Niterói (1992/96) como um síndico exigente. Lembram seus assessores que João terminava o expediente tarde da noite fazendo uma ronda pelos bairros da cidade para cobrar de seus secretários o que estivesse faltando.
Antes de falecer, o arquiteto e urbanista João Sampaio trabalhou em 2011 na Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), onde desenvolveu um projeto de revitalização dessa rodovia. Inaugurada pelo governo estadual no início da década de 70, a estrada foi esquecida entre os dois municípios e acabou repassada à Prefeitura de Niterói, voltando a ser retomada pelo estado em 2013. No ano seguinte, projeto do deputado Felipe Peixoto foi sancionado pelo governador Pezão, dando o nome de Sampaio à RJ-100.
De lá para cá, o projeto de revitalização, que na época dispendeu R$ 17 milhões de recursos públicos, pouco passou de um recapeamento asfáltico que logo se deteriorou. De vez em quando, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e, às vezes, a prefeitura de Niterói fazem uma operação tapa-buraco, mas não o suficiente para livrar a via da buraqueira perigosa, com potencial de causar muitos acidentes e estragos nos veículos.
Esquecido, esse importante corredor viário absorve veículos oriundos de São Gonçalo, Maricá e da Região Oceânica de Niterói em direção ao Rio de Janeiro. Segundo o decreto estadual 44.369/2013, a RJ-100 foi criada “para dar maior mobilidade urbana a uma região de grande densidade demográfica”. Com 13,5 quilômetros de extensão, a rodovia passa pelas localidades de Tenente Jardim, Morro do Castro, Baldeador, Caramujo, Novo México e Maria Paula, com acesso à BR-101, no Barreto, e à RJ-106, em Rio do Ouro, além de se conectar com a RJ-104, em São Gonçalo.
Duas cidades
Movimentada pelo trânsito pesado de ônibus e caminhões, a Rodovia Prefeito João Sampaio marca a divisa entre Niterói e São Gonçalo, cortando ao meio bairros que têm seus limites nos dos dois municípios, como Maria Paula, Rio do Ouro e Várzea das Moças.
Segundo o jornalista Emmanuel de Macedo Soares, que pesquisava a história de Niterói, até 1890 os dois territórios eram um só. Naquele ano, Francisco Portela (então presidente do Estado do Rio) emancipou o distrito de São Gonçalo, que fazia parte de Niterói. A proposta era fazer da primeira uma cidade industrial e a segunda uma cidade agrícola. Mas de acordo com Emmanuel, Portela foi tirado do cargo um ano depois, e seu projeto não prosperou.
Esta seria a origem histórica das divisas não serem muito definidas. A conurbação que levou Niterói e São Gonçalo a ultrapassar os limites territoriais uma da outra fez praticamente suas fronteiras desaparecerem. Menos para a burocracia municipal, que de cada lado da RJ-100, por exemplo, fica a cargo de prefeituras diferentes, na maioria das vezes deixando ambas os seus munícipes insatisfeitos.
Como o Sr fala mal da prefeitura. Porque não comenta das obras que são realizadas pela prefeitura, que colocam niteroi como uma das melhores cidades do país.
Rio de nojeiras. Esses “governantes” só querem saber de se dar bem e aos seus. 17.000.000, devem ter misturado asfalto a cuspe.
Essa rodoviária mais parece uma trilha de moto Cross, às pessoas que fazem caminhada pelo acostamento corre risco constante de ser atropelada pelos carros que desviam das crateras lunares.
A população não merece uma via expressa com tamanha insegurança.
Espero que essa discussão chegue até as autoridades competentes.
São muitos moradores naquele região isso tem interesse de votos políticos.
Niterói não só abandona essa rodovia mas todos os loteamentos a beira dela. A rua Aloysio Amâncio da Silveira, do loteamento Remanso Verde, em Maria Paula tem tantas crateras que hoje está intransitável. Se tiverem interesse de ver fotos entrem em contato. Para a PMN só existem bairros de ricos, bairro pobre é deixado ao ostracismo.
Uma vergonha mesmo. Moro em Maria Paula no limite entre as duas cidades. Nada é feito. Um jogo de empurra.Ruas esburacadas, mal iluminadas, calcamento inesistente e muito matagal.
Mais a RJ 104 que divide os dois municípios também está que é buraco só já tive que arrumar várias vezes o pneu do carro por causa disto
Daqui a pouco quem vai ficar igual é a 106 que liga o Fonseca a Tribobo.