O desabamento de um prédio tombado em São Domingos deixou à mostra o cuidado que a Prefeitura de Niterói tem com a preservação do patrimônio cultural do município. O velho sobrado, que já estava bem deteriorado, fica na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a praça Leoni Ramos. Ele ruiu durante a chuvarada de domingo (9), atingindo ainda uma oficina mecânica vizinha e destruindo um carro, mas continua sendo uma ameaça para pedestres e veículos que passam por ali.
Estudantes que frequentam o campus da UFF ali em frente, temem que a construção centenária possa desmoronar ainda mais e ferir quem passa por perto (veja o vídeo). A prefeitura que nunca cuidou de evitar que o prédio chegasse a tal estado, fiscalizando sua conservação, acabou desapropriando o imóvel em dezembro, para, ironicamente, anunciar que ali vai instalar a sede do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac).
Enquanto a Fundação de Artes de Niterói (FAN) gasta milhões com duas Ongs que promovem shows milionários em Niterói, as secretarias de Cultura e a de Conservação deixam abandonado o patrimônio cultural da cidade. São muitos os imóveis históricos praticamente em ruínas. Entre eles o da antiga sede do Tribunal de Contas do Estado, que está com a fachada soltando reboco e já teve grades de ferro da escadaria e até o elevador centenário roubados.
Outro descaso é também com a conservação dos bustos e estátuas instalados na cidade. Alguns estão desaparecidos, como o busto do poeta Casimiro de Abreu, que ficava na praça do Ingá, e muitos outros estão se deteriorando pela ação do tempo, quebrados ou com pichações.
É com muita tristeza que vejo o Bairro de São Domingos, cada dia mas deteriorando por culpa dos políticos, quando o vereador MARCOS GOMES pediu o tombamento só pensou na reeleição dele, não no bairro. O que precisamos é o destombo urgente. 😔😔😔😔😔
Niterói está abandonada. Lamentável a situação de degradação das ruas, calçadas, desordem urbana…
Lamentável. As construções antigas fazem parte da história de vida de várias gerações.