New here? Register. ×
×

Justiça pode interditar obra de Camboinhas a pedido do MP em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 14:04 do dia 20 de janeiro de 2023
Sobre: Impacto ambiental
  • Canal do Camboatá
20jan
Obra da rotatória de Camboinhas está afetando o Canal do Camboatá, que liga as lagoas de Piratininga e Itaipu

Atrasada há dois meses, a instalação de uma rotatória no acesso de Piratininga a Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, corre o risco de ser interditada pela Justiça. O Ministério Público estadual (MPRJ) ajuizou ação, com pedido de tutela antecipada, para suspender “qualquer obra em curso” que cause impactos ambientais no Canal do Camboatá. O projeto da rotatória prevê a construção de duas pontes sobre o canal.

O prazo de entrega da rotatória, informado em uma placa da Emusa no canteiro de obras, seria 5 de dezembro passado. Um dia depois de o MPRJ cobrar providências, o prefeito Axel Grael reuniu no canteiro de obras, esta semana, cinco de seus mais de 60 secretários municipais para prometer a inauguração do novo acesso à Camboinhas em julho próximo. Mas nada falou sobre a revitalização do canal do Camboatá.

Desdizendo o que informa a placa da Emusa, Paulo Cesar Carrera, presidente da empresa municipal responsável pelos serviços, disse que a obra foi contratada (em abril de 2022) “com previsão de entrega em julho (de 2023)”. Acrescentou que em março deverá estar pronta a primeira de duas pontes que passarão pelo canal; a segunda delas ficará pronta até o meio do ano para dar  saída de Camboinhas à Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga. Por ora, cuidam de dar passagem a ciclovias pela rotatória.

Em junho de 2022, o MPRJ já havia notificado a Prefeitura de Niterói e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que adotassem providências para a revitalização e recuperação do canal do Camboatá. Na época, o Grupo Temático Temporário para a Segurança Hídrica (GTT-SH/MPRJ) apontou as ações necessárias para melhorias das condições do canal, incluindo a prevenção de despejo indevido de resíduos sólidos e efluentes no local.

Como nem a prefeitura ou o Inea fizeram alguma coisa, o MP, por meio do GTT-SH e da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Meio Ambiente de Niterói, ajuizou ação “para que seja suspensa toda e qualquer obra e/ou serviço em curso no canal que possa representar impacto negativo à sua vazão e qualidade, notadamente por aterro, estreitamento de calha, impermeabilização e atos análogos”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

20 thoughts on “Justiça pode interditar obra de Camboinhas a pedido do MP em Niterói

  1. A prefeitura só piora a mobilidade urbana! Vias públicas saturadas estão dando lugar a ciclovias de péssima qualidade! Recuos de ponto de ônibus dão lugar a tais ciclovias. Trânsito só piora! Ciclistas só circulam pela seletiva dos ônibus,que por sua vez, circulam em grande maioria, nas pistas dos automóveis.

    1. As obras só sai feitas aquelas que tem visibilidade.
      A upa Mario monteiro está caindo aos pedaços.
      Vazamento e infiltração nas paredes.
      As unidades básicas com atendimento péssimo, ou seja, sem médicos e com marcação para muitos dias a frente.
      O médico te dá um encaminhamento e você da entrada na UBS e aguarda meses para ser chamado.
      Vergonha está secretaria de saúde.

  2. Bom o nosso prefeito vem fazendo obras esquecida a anos aqui em piratininga e em Canbuinha vem tentando melhorar a comorbidade urbana na nossa cidade com grandes obras,agora vem o MP querendo embargar as obras ,tá de brincadeira essa turma aí…

  3. Ao invés de alargar as estradas, a prefeitura diminuem, e o trânsito vira esse caos conhecido.
    Uma via expressa que não serve pra nada, ônibus só de hora em hora.

  4. Acho uma vergonha, pois tantas obras e a Lagoa de Piratininga morrendo e sendo assoreada, locais que antes tinham mais de 2m de profundidade atualmente tem menos 50cm, sem contar que ainda há esgoto sendo lançado em vários pontos, principalmente uma língua negra que deságua ali na entrada de Camboinhas no Canal do Camboata, uma dessas pontes, curiosamente vai ficar bem encima, escondendo isso.

    1. O canal Camboatá foi feito pelo homem, se dragarem não vai ter problemas …. E pelo amor de Deus chega de ciclovia sem planejamento algum .

  5. Em piratininga no meio da praia em frente a guarita do corpo de bombeiro existe uma praça de nome Allan Kardec uma área que está abandonada e a prefeitura não faz nada .

    1. Não está abandonada! É uma área de reprodução de corujas e quero-queros, não deve ser urbanizada no sentido de calçamentos, brinquedos, grama e outros.

    2. Não está abandonada, é uma área de reprodução de aves protegidas pela nossa legislação. Um dos raros pontos onde resistem fauna e flora nativa. A praça Allan Kardec, também conhecida pelos moradores do entorno como “praça das corujas “, é um berçário de animais silvestres nativos da fauna brasileira, protegidos pela
      Legislação ambiental, portanto qualquer forma de importunação ou ameaça à sobrevivência e reprodução dos
      pássaros e de seus ninhos seria um crime,
      Literalmente.

      1. Está abandonada sim os bancos de pouca qualidade colocados mais as lixeiras estão todos destruído pela ação do tempo e a falta de manutenção o relógio de sol foi vandalisado todo o material informativo referente a Allan Kardec colocado em uma placa de granito foi roubado enfim a praça pede socorro ; os animais tem a lagoa ao lado ; e a bem pouco tempo colocaram uma casinha de gato para os gatos de rua se socializar com os quero-quero e corujas uma piada ; enfim onde o poder público se omite vira casa sem dono.

  6. RODRIGO NEVES INICIOU A CAGADA E O AXEL SEGUIU O PADRÃO E NEVES AINDA VAI QUERER VOLTAR NA PRÓXIMA E VAI GANHAR PQ O POVO É IGNORANTE NO QUE DIZ RESPEITO A GESTÃO PUBLICA.

  7. Iniciativa acertada do Ministério Público estadual, que busca garantir o equilíbrio ambiental do sistema lagunar Piratininga-Itaipu.

  8. Conhecida investidora americana disse ao Valor Econômico recentemente que só a proverbial ineficiência do poder concedente brasileiro explicaria a apatia estrangeira por participar de obras por aqui. Niterói seria assim um bom exemplo dessa acertiva.

  9. Essa Prefeitura é uma vergonha!
    Desde JRS só administrações de esquerda e todas vergonhosas envolvidas em falcatruas e obras de péssima qualidades. Eu me pergunto o que faz uma população a votar ness gente? Só mesmo as 60 secretarias e o cabide de emprego que é essa Prefeitura explica. Isso tudo com nosso dinheiro. VERGONHA E INEFICIÊNCIA!

    1. Não é possível Niterói continuar com esse tipo de administração. Para que o prefeito precisa de 60 secretários..pensando aqui que possivelmente deve ser para abrir a tampa da caneta, abrir gaveta ..etc. Ta difícil morar em Niterói. As obras parassem que foram feitas sem nenhum projeto, por que diminuírem as vias em lugar de praia, de lazer. Onde moradores das cidades vizinhas e bairros próximos frequentam as praias assiduamente. Elevando o número de automóveis na região , tornando o bairro de Piratininga intransitável. Outra preocupação dos moradores de Piratininga e que não possuem uma emergência UPA se alguem precisar de socorro provavelmente ficara preso em um engarrafamento.

  10. Quando será que a prefeitura de Niterói vai fazer uma ponte ligando Itaipu a camboinhas e com isso acessar piratininga sem precisar dá volta pela estrada?

Comments are closed.