Com a confirmação do prefeito Axel Grael de que é candidato à reeleição em entrevista ao jornal “A Tribuna”, de Niterói, e pela movimentação de Rodrigo Neves junto aos seus correligionários para tentar voltar à Prefeitura nas eleições de 2024, o assunto começa a assustar os ocupantes de cargos de chefia. Os comissionados nomeados para cada uma das mais de 60 secretarias, empresas públicas e autarquias niteroienses vão ter que optar por uma das candidaturas muito antes do previsto pelos analistas políticos.
Como os dois são do PDT, caberá ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que assumiu o Ministério da Previdência, decidir pela reeleição de Axel ou pelo apoio a Rodrigo na tentativa de ele voltar ao comando da ex-capital fluminense.
Grael é oriundo do PV e pode retornar ao partido ambientalista. Já o ex-prefeito, com enormes raízes petistas, já está tentando voltar ao partido de Lula. Os maiores preocupados são os ocupantes do primeiro escalão que passaram oito anos com Rodrigo e que continuaram com Axel. Vão ter que fazer a escolha antecipada agora.
Na Câmara Municipal a disputa entre Grael e Rodrigo também preocupa vereadores da base de sustentação. Todos têm sob suas indicações cargos nas Administrações Regionais e em autarquias e empresas municipais que consomem nacos generosos do orçamento do município, que será de R$ 5,7 bilhões em 2023.
O burburinho é tão grande que funcionários já observaram a movimentação dos dois pré-candidatos. Seis secretários ligados a Rodrigo começaram a fazer reuniões reservadas buscando fortalecer o grupo. Axel já percebeu que tem de reformar o secretariado e colocar gente dele nos postos chave, e não continuar administrando com a equipe de Rodrigo, quem certamente ele vai enfrentar no próximo pleito.
Um dos estremecimentos ocorridos após a fracassada candidatura de Rodrigo Neves ao governo fluminense, é que Axel quer trocar logo os secretários de Saúde e Educação, indicações de Chico D’Ângelo e de Waldeck Carneiro, mas Rodrigo quer que permaneçam nos cargos. Rodrigo Neves está esperando ser chamado para um cargo do Governo Lula e Axel quer se livrar da pressão e da sombra do ex-prefeito.
Isso ja era esperado as mudanças feitas na epoca da campanha não deram certo , na educação foi um fiasco e na fundação de arte colocaram um grupo que nunca fez gestão e estávuma bagunça , artistas levabdo 4 meses pra receber um cache um monte de indicações politicas de gente despreparada o prefeito Axel corre muito risco de fracassar com essa turma.
Falou tudo. Sou artista e nunca vi a FAN tão desorganizada e sem projeto. Uma vergonha! O presidente lá só pensa em se promover contratando amigos. A educação tb nem existe… Enfim… Triste
RODRIGO NEVE TEM MUITOS PROCESSOS PARA SE PREOCUPAR.
NEM UM NEM OUTRO ,PRECISAMOS SER REALISTAS !