Sem ouvir moradores e comerciantes, a Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, fechou na manhã desta terça-feira (31/05) o principal acesso aos condomínios da praia e das ruas internas de Charitas. O retorno para quem vem de São Francisco, em frente à pista de pouso de parapentes e de aeromodelismo, segundo a NitTrans foi fechado para evitar acidentes com ciclistas. No entanto, o problema era justamente causado pela ciclovia ter sido instalada na contramão, na pista que vai para São Francisco.
Com o fechamento, os moradores e clientes dos restaurantes de Charitas têm que contornar a Avenida Silvio Picanço somente na rótula localizada em frente à estação dos catamarãs, onde ocorrem constantes acidentes naqueles cruzamentos perigosos.
Além de prejudicar os moradores de Charitas, o fechamento do retorno também vai provocar transtornos para quem mora na Região Oceânica, pois o local era rota de fuga (e servia como via reversível) nas enchentes frequentes da Avenida Silvio Picanço. O retorno também é usado pelos praticantes de voo livre para voltar ao Parque da Cidade.
– Quando chove muito e a rua alaga, aquele retorno é usado para permitir a mão dupla na pista junto à praia. Como não resolveram o problema do alagamento, como farão durante uma próxima inundação? – indaga o comerciante Júlio César Medeiros.
Há meses os moradores alertam a NitTrans sobre os riscos que os ciclistas correm na ciclovia na contramão, motivo que levou a Prefeitura a fechar o retorno:
– Sugerimos à Nittrans a criação de uma faixa de desaceleração, justamente para realizar o retorno com mais segurança e não atrapalhar o fluxo de veículos. Nos mesmos moldes das que existem em vários pontos na orla no Rio. Pelo visto é mais fácil fechar e pronto – lamentou a advogada Silvana Macedo.
Nem tinha pensado pelo lado do alagamento, com certeza na primeira chuva vai dar ruim ali. Se é pra fechar, que reabram a Leonel Magalhães
Desde quando os que se dizem profissionais da Prefeitura, principalmente do trânsito acertam ao fazer alguma mudança? E as obras? Nós, simples contribuintes sabemos mais q eles. A ignorância e incompetência nesta Prefeitura é tão grande que nada mais me surpreende. A quantidade de imbecilidades que fazem e projetam é tão grande q , infelizmente, temos q aturar e não temos a quem nos queixar. Vide as ruas do Cafubá. A estrada q vai pra Região Oceânica. Isso é projeto q se faça? que aprisiona os carros em corredores? Nos tempos de hoje, onde o trânsito é cada vez maior, esses ignorantes da Prefeitura não ampliam estradas, estreitam tudo. Onde já se viu isso? Só aqui em Niterói. Então, os absurdos da Prefeitura continuam.
O EX PREFEITO PRESIDIÁRIO E QUE EM BREVE VAI VOLTAR PARA BANGU ; USOU SUA COTA PARA EMPREGAR DEFICIENTES E COLOCOU LOGO ESTE DEFICIENTE MENTAL CHAMADO GRAEL NO SEU LUGAR.
RODRIGO NEVES NÃO SERA ELEITO GOVERNADOR E VAI QUERER SUA VAGA DE PREFEITO NOVAMENTE EM 2024.
SO NOS RESTA LIMPAR VIA ELEIÇÕES A PREFEITURA DE NITEROI.
Fechar esse retorno, ok. Agora, para evitar ir até o Catamarã para retornar, principalmente nos dias de transito e alagamentos, precisam rever direções das ruas internas de Charitas como a Rua Leonel Magalhães…
Aqui na Presidente Pedreira no Ingá a ciclovia é do lado direito, pessoas são atingidas por ciclistas ao desembarcarem de ônibus próximo a Nilo Peçanha.
Um absurdo! Com certeza foi a solução mais fácil para prefeitura, mas longe de ser a melhor para todos envolvidos! Causará mais trânsito e nos dias de alagamento não conseguirão colocar mão dupla no sentido São Francisco x Catamara! Melhor mudarem a estratégia e planejarem com mais cautela!
Um absurdo, uma falta de respeito com o cidadão que paga um IPTU astronômico e tem que aturar esse tipo de arbitrariedade, como já disseram anteriormente, esse retorno tem grande utilidade pois quando cai uma chuvinha e alaga tudo, é por ali que o trânsito e desviado. E a desculpa de proteger os ciclistas não justifica essa atitude, pois basta o ciclista ser educado e respeitar o sinal de PARE que existe, pintado nos dois sentidos, deviam colocar placas avisando os ciclistas do retorno e orientando para que eles tem cuidado e parem antes de atravessar
Além de tudo que já foi citado acho que vai formar aumento de fluxo de veículos nas duas pistas de Charitas como no retorno e túnel para Piratininga
Deveria ser fechado esse e o do chalé 2. Os dois retornos causam retenção para quem vem de São Francisco sentido catamarã. Além do mais a distância desse retorno para o catamarã é ínfima. Vamos deixar de olhar para o próprio umbigo e prezar pelo bem da coletividade.
A falta de profissionais capazes e competentes gera todo este mal-estar. Há inúmeros pronlemas na via pública da cidade de Niterói. Veja a novíssima obra na região oceânica. Entorno da Lagoa de Piratininga e ruas adjacentes. Inúmeras são às falhas no projeto e apesar da comissão de moradores tentar cooperar levando aos responsáveis soluções viáveis e simples, infelizmente, manter o eco e o erro goi mais cômodo. É Importante deixar aqui bem vlaro, que edta comissão de moradores do Bairro MarAlegre, tinham pessoas capacitadas e vom larga experiência em grandes obras de saneamento e de desenvolvimento urbano.
A falta de profissionais competentes, por certo leva a decisões equivocadas.
Agora precisam fazer com que a rua interna( Leonel Magalhães) volte a ter mão dupla para que os moradores possam usar o retorno anterior