Nunca antes na história – pode-se dizer parodiando Lula – Niterói foi palco de uma manifestação de protesto tão grande como a ocorrida domingo, na Praia de Icaraí. A voz das ruas era unânime pedindo o impeachment de Dilma, a prisão de Lula e fora PT. Sobrou até para o prefeito petista da cidade quando o povo cantou o refrão: “Rodrigo Neves, pode esperar, sua hora vai chegar”. Além disso, manifestantes exibiam cartazes com a caricatura do chefe do executivo niteroiense.
Essa insatisfação contra o petismo acontece em uma cidade de alto nível de escolaridade, que é sede de uma das maiores universidades federais do país, a UFF, além de outras tantas particulares; que já foi a capital fluminense e tem entre seus moradores um grande número de funcionários públicos de todas as esferas.
Com esse quadro político conturbado as eleições municipais deste ano ainda estão indefinidas. A rejeição a Rodrigo Neves deixa-o distante da reeleição pretendida. Já começam a surgir novos candidatos de outros partidos para desbancar o petista. Ele próprio já disse se sentir desconfortável no PT, mas tem dito também que ainda não definiu se troca de partido, porque não sabe avaliar as consequências da mudança.