A duas semanas do réveillon a prefeitura de Niterói confirma a realização da queima de fogos em dez pontos da cidade, como a Coluna já havia noticiado em 05/11. Mas até hoje o Corpo de Bombeiros não foi comunicado nem deu autorização para o evento previsto para acontecer em dez pontos da cidade.
Até 2019, antes da pandemia, o réveillon de Niterói era comemorado na praia de Icaraí com shows de música e queima de fogos. Os explosivos ficavam em balsas ancoradas distante da praia e, segundo o comandante do 3° Grupamento dos Bombeiros (Niterói), ten-cel Eduardo Barbosa, o risco de acidentes era mais bem controlado.
Agora, com a queima de fogos acontecendo junto de reservatórios de água e próximo de escolas e de moradias, o Corpo de Bombeiros precisará analisar os riscos. No entanto, a corporação não recebeu nenhum pedido de autorização para o evento.
Em 2019, antes da pandemia de Covid, para a queima de fogos, com 15 minutos de duração, a Capitania dos Portos exigiu que o Corpo de Bombeiros destacasse duas lanchas para ficar uma de cada lado das balsas em Icaraí. Outra lancha dos Bombeiros ficou próximo da balsa fundeada na praia de Itaipu, acompanhando a segurança do show pirotécnico.
Em 2020 não houve festa de réveillon nem queima de fogos. Agora na virada para 2022, a prefeitura já autorizou a concessionária Águas de Niterói a promover o espetáculo em dez pontos da cidade, a maioria deles junto de reservatórios de água instalados no alto de morros.
PM bota a tropa na rua
Apesar de a prefeitura de Niterói não ter programado nenhum show na praia de Icaraí, o comandante do 12° Batalhão da PM, ten-cel Marcelo Carmo, já decidiu que cerca de 600 homens estarão nas ruas da cidade no réveillon. Além desse contingente, o Segurança Presente também vai fazer o policiamento até as 22 horas.
O comandante do 12° BPM disse que, como não tem um parâmetro do número de pessoas que vai estar nas ruas no dia da virada do ano, mesmo sem shows na praia, vai colocar tropa suficiente para guarnecer toda a orla desde a Boa Viagem até Jurujuba e nas praias da Região Oceânica, onde costuma haver grande concentração de pessoas no último dia do ano.
— Maricá é outro município que terá nossa atenção para que seus moradores e visitantes tenham uma passagem de ano tranquila e em paz, com a PM guarnecendo esse município vizinho – acrescentou o ten-cel Carmo.
Locais anunciados para a queima de fogos
Como a Coluna já havia adiantado em novembro, a prefeitura de Niterói vai realizar, com patrocínio da concessionária Águas de Niterói, a queima de fogos em dez pontos da cidade.
São os seguintes:
♦ Barreto – Estação de Tratamento de Esgotos (Rua Guimarães Junior 566);
♦ Fonseca – Escola Municipal Marilza Medina (Rua Conrado Barbosa de Souza);
♦ Caramujo – Parque Esportivo e Social (R. do Alto, 130);
♦ Santa Rosa – Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora;
♦ Ingá – Maquinho (no Morro do Palácio);
♦ Morro do Cavalão – Reservatório de Água;
♦ Jurujuba – Forte do Pico;
♦ Badu/Pendotiba – Reservatório de Água;
♦ Camboinhas – Caixa D´água;
♦ Piratininga – no Morro da Peça.
Acho que não há muito pra se comemorar em relação à passagem de ano, penso que isso deve ser deixado para frente porque ninguém sabe o que vai acontecer em relação à nova variante Ômicron. Para muitos parece que não há pandemia, é carnaval, bares e rodas de samba lotados e poucos se importam com o próximo. Gostaria muito que a prefeitura gastasse dinheiro com a saúde e obras de urbanização em regiões onde os olhos da prefeitura não alcançam. Muito bonita a propaganda da construção do Mercado Municipal porém , a região e o caminho para o local está horroroso. Fiquei estarrecida com a Rua São Lourenço , que aliás será o caminho de muitos visitantes e investidores. A Rua São Lourenço está abandonada, quando inicia a calçada da Enel parece o fim do mundo. Como pode a prefeitura abandonar essa região? Como pode a prefeitura querer investimentos no mercado municipal permitindo a desvalorização da área? Absurdo permitir galpões de reciclagem de papelão na rua principal. Os moradores de rus e aqueles que vivem do material vendido naquele galpão invadiram a calçada do outro lado desse galpão e queimam lixo e fica cheio de pessoas drogadas e bêbadas . Terrenos sendo invadidos , como aquele antigo colégio de alguma igreja evangélica. A prefeitura precisa rever o aluguel desses galpões numa rua principal e de extrema importância visto que é um dos itinerários para o mercado municipal. A prefeitura precisa dar mais atenção a essa região onde a comunidade do sabão está ampliando todo tipo de comércio sem qualquer legalização e está tomando conta da região e ruas no entorno. Nunca foi tão ruim essa região.
Que absurdo esses locais são de riscos para os moradores, e difícil acesso para um socorro urgente. Prefeito o senhor está botando a vida de milhares de pessoas em riscos. 😒😒😒😒
Sinceramente, se contratarem um Especialista de Gestão de Risco, acho que mudariam de ideia !!!
Pois a maioria dos locais são em áreas no alto dos morros, alguns com densa vegetação, a maioria com forte adensamento de casas precárias, tipica das comunidades e de locais de difícil acesso para uma emergência !!!