O professor Joaquim de Oliveira, 90 anos, será sepultado neste sábado (23/10), às 16h, no Cemitério São Miguel, em São Gonçalo, onde o corpo está sendo velado. No início da noite de sexta-feira (22) sofreu uma parada cardíaca. Levado para o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) não resistiu.
Dedicou sua vida inteira a São Gonçalo, principalmente nos campos da educação, esportes e assistência social. Fundou com a família, em 1959, o Colégio Dom Helder Câmara e, há 28 anos, a Universidade Salgado de Oliveira. Por mais de três décadas ocupou a Secretária de Esportes do município e se destacou em campanhas benemerentes em prol de diversas entidades, dentre elas o Abrigo Cristo Redentor.
O prefeito Capitão Nelson decretou luto de três dias, afirmando “que São Gonçalo perde uma importante figura pública que se dedicou ao desenvolvimento da cidade, em especial nas áreas de educação, esporte e lazer”.
A Câmara de Vereadores, por meio de nota do presidente Lecinho, lamentou o falecimento do professor Joaquim de Oliveira, afirmando que “poucas pessoas tiveram uma trajetória tão significativa na educação e nos esportes” no município.
O professor Joaquim de Oliveira era casado com a reitora da Universo, Marlene Salgado de Oliveira, e deixa os filhos Wellington, Walace e Jeferson.