Exibindo vídeos de assaltos recentes na Região Oceânica, um grupo de lojistas reclamou na prefeitura de Niterói da insegurança em suas ruas. Os comerciantes se reuniram na manhã desta terça-feira (10/08) com o vice-prefeito Paulo Bagueira. Em um daqueles filmes em que o mocinho nunca aparece, um ladrão assalta uma ciclista e uma padaria no Engenho do Mato (veja o vídeo).
Os lojistas criticaram o programa de segurança da Prefeitura, dizendo que na Região Oceânica ele deveria se chamar “Niterói Ausente”. Mostraram que o policiamento se resume, precariamente, a dar cobertura à Estrada Francisco da Cruz Nunes, a Camboinhas e a Piratininga.
As movimentadas Avenida Central e Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, e ruas do bairro Jacaré não são policiadas pelo programa Niteroi Presente. Disseram os lojistas que, quando fazem alguma reclamação à PM, a desculpa é a de sempre: as viaturas estão enguiçadas e faltam policiais.
Para cobrir parcialmente a Região Oceânica, o programa Niterói Presente remanejou agentes e viaturas de suas outras quatro bases, que ficam em Icaraí, São Francisco, Barreto e Centro. A prefeitura vestiu um santo descobrindo outros, já que conta apenas com 300 homens policiando esses bairros em três turnos.
Paulo Bagueira reconheceu que o efetivo policial é pequeno. Prometeu se reunir com o coronel Paulo Henrique de Oliveira, secretário de Ordem Pública, e convidar o tenente-coronel Roberto Dantas, novo comandante do 12° Batalhão da PM, para encontrarem uma fórmula a fim de reforçar o policiamento da região, inclusive com o remanejamento de policiais para aqueles bairros.
Pode ter um policial a cada esquina de qualquer bairro 24hrs por dia, não vai resolver o problema da segurança pública. O que vai resolver o problema da segurança pública é o combate à desigualdade, à milícia e ao narcotráfico. Abcs.
Esse filme todos já vimos e continua passando. Não sai de cartaz, porque o município mais rico do estado tem outras prioridades, por exemplo: financiar, com dinheiro público, dezenas de secretarias, familiares do ex prefeito, políticos, amigos dos amigos, etc…
Como querer segurança, se a prefeitura não consegue sequer deter construções irregulares, tirar de circulação motos barulhentas e ter um programa social para a crescente população de rua???