Os jogos de futebol nos clubes da cidade vão ser liberados a partir de sábado (26/06). Decreto autorizando a retomada dessa atividade esportiva será publicado pelo prefeito Axel Grael no Diário Oficial desta quinta-feira (24), segundo anunciou agora à tarde a subsecretária de Saúde, Camilla Franco.
Em outro decreto, publicado nesta quarta-feira (23), a prefeitura permite a apresentação de música ao vivo em bares, restaurantes e casas de show. Mas não autoriza eventos, festas e aglomerações. A retomada da música e do futebol está garantida somente até o dia 11 de julho, data em que a prefeitura fará nova reavaliação da pandemia na cidade.
A volta das peladas e das atividades das escolinhas de futebol deverão seguir protocolos sanitários para evitar a contaminação pela Covid-19. Camilla Franco destaca, dentre essas medidas:
♦ Higiene das mãos antes de entrar em campo e na saída;
♦ Não compartilhar material;
♦ Ausência completa de público, sejam torcedores, parentes ou equipe técnica dos times;
♦ Agendamento prévio dos jogos, com intervalo de 15 minutos entre a entrada e a saída de cada equipe, a fim de evitar aglomerações.
A volta do futebol foi discutida ontem (22) por representantes de cerca de 50 clubes sociais e esportivos e de escolinhas. Participaram do debate realizado pela internet Camilla Franco, da Saúde; Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer; e Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública.
Axel Grael afirmou hoje, em transmissão pelas redes sociais, que a medida faz parte de uma “janela” que a prefeitura está abrindo até o dia 11 de julho, flexibilizando as restrições de enfrentamento do novo coronavírus em Niterói.
Música ao vivo de volta aos palcos
Em decreto publicado nesta quarta-feira (23), a prefeitura permite a apresentação de música ao vivo, das 11h de hoje até as 22h do dia 11 de julho. Isto, porém, somente poderá acontecer “nos espaços privados que já tenham sido autorizados a funcionar pelo Decreto 14.047, de 2 de junho de 2021 – Plano de Transição Gradual para o Novo Normal”.
O decreto não autoriza eventos, festas, aglomerações, apenas apresentações de músicos em restaurantes, bares e casas de show. Os estabelecimentos terão que garantir uso de máscaras — exceto pelos cantores —, distanciamento entre público e entre os músicos e aferição de temperatura. O público deve ficar a dois metros do palco e o tempo de apresentação não pode ultrapassar três horas.
As regras, segundo o decreto, são as seguintes:
♦ Todos os músicos devem usar máscaras, exceto os vocalistas/cantores;
♦ O espaço interpessoal, seja entre músicos ou entre o público, deve ser de 2m em espaços fechados e 1,5m em espaços abertos.
♦ Primeira fila deve estar a 2m do palco;
♦ Equipamentos e instrumentos não devem ser compartilhados; se forem, devem ser higienizados;
♦ Os envolvidos nos shows devem evitar apoiar instrumentos e objetos de palco, inclusive copos e garrafas, no chão ou em qualquer superfície não higienizada;
♦ Pistas de dança estão proibidas;
♦ O período de música ao vivo só pode durar três horas, entre 11h e 22h; às sextas-feiras, pode terminar às 23h.