O prefeito Axel Grael não cedeu à pressão de manifestantes que cobraram hoje (12/04), em passeata que parou o trânsito no Centro de Niterói. Agora há pouco, através das redes sociais, justificou o endurecimento das medidas restritivas para enfrentar a Covid-19 e anunciou que a partir de quarta-feira (14/04), “barreiras sanitárias vão ser instaladas nos acessos a Niterói. “É uma medida dura, mas necessária. Não podemos perder todo o esforço que fizemos até agora”, disse Grael.
Destacou que a rede hospitalar pública e privada de Niterói está com uma grande sobrecarga na taxa de ocupação. Segundo disse, os hospitais niteroienses atendem atualmente cerca de 30% de pacientes vindos de outras cidades. Desses, 20% vêm de São Gonçalo.
– Nos preocupa São Gonçalo, que tem feito restrições bastante pequenas e não tem fiscalização. A consequência disso é que lá os hospitais estão lotados, o que acaba impactando a nossa rede de saúde. A gente não pode negar o atendimento àquelas pessoas. Mas isto é muito grave. Já fomos até o governador pedindo que liderasse uma ação reunindo os municípios metropolitanos, mas, infelizmente, não conseguimos ainda essa coordenação – disse Grael.
Pela manhã, comerciantes e trabalhadores de lojas e restaurantes fizeram um protesto que culminou com uma concentração na porta da Prefeitura de Niterói. Reclamavam que suas atividades são essenciais e, por isso, não podem ficar sem trabalhar. Em transmissão feita pela internet na noite de hoje, Grael disse que tem dialogado com os segmentos da sociedade de Niterói e que a prefeitura criou programas de apoio ao cidadão e às empresas. Citou o Renda Básica, que distribui R$ 500 mensais para cada uma das 50 mil famílias beneficiadas; e o Empresa Cidadã, “que garante 12 mil empregos”. Anunciou que está pedindo autorização à Câmara de Vereadores para duplicar esse programa para mais 12 mil trabalhadores.
Sobre a aquisição pela prefeitura de 800 mil doses da vacina russa Sputnik V, que ainda não foi liberada pela Anvisa, espera que até novembro tenha vacinado toda a população (514 mil habitantes) e também as pessoas que trabalham em Niterói. A previsão da chegada da Sputnik é de 25 mil doses em maio; 75 mil em junho; depois nos meses seguintes, lotes de 130 mil, até que em novembro se completem as 800 mil com o último lote de 50 mil.
A pandemia é para valer. Estão aí os números, que ignorantes e negacionistas tentam desconhecer, participando de manifestações orquestradas pelo que há de pior na cidade. Bares, botequins e restaurantes têm que ficar fechados, pois já foi demonstrado que são focos perfeitos de transmissão da Covid. Peçam a bebida em casa. O que não falta é moto com descarga aberta na cidade para fazer a entrega. Isso precisa ser enfrentado com firmeza. As lanchonetes estão faturando muito mais com delivery. Tenho informações de patrões e empregados. O Prefeito só deveria e acelerar a vacinação, vacinado aos domingos e em horários estendidos.
Prezado, qual é sua catedrática opinião sobre transportes públicos lotados de pessoas que de fato trabalham e não vivem de renda??
Obs: teria imenso interesse em ler o estudo onde :” restaurantes têm que ficar fechados, pois já foi demonstrado que são focos perfeitos de transmissão da Covid”
Att.
O povo não vai morrer de covid 19 mais de fome o feijão hoje custa 11,00 reais o senhor acha que 500,00 reais sustenta uma família de cinco pessoas. Luz, água e colégio sem aula mais tem que pagar. Suspende esses pagamentos prefeito para o povo comer..remédio nem pensar em comprar de os remédio para os necessitados.
Está exagerando na dose. Deveria permitir exercícios físicos na praia não permitindo barracas, cadeiras e ficar parado na areia. Não justifica este exagero.
Acho “barreira sanitária” tão discriminatória como o “Muro de Trump”. Que o prefeito desista dessa ideia.