Caio Vianna, candidato derrotado à prefeitura de Campos, foi nomeado secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, no lugar de Luiz Andrade, professor e cientista com experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia. Segundo o TRE-RJ, Caio tem o superior incompleto. Ele é filho do ex-prefeito campista Arnaldo Vianna e primeiro suplente de deputado federal pelo PDT.
Apesar de o prefeito Axel Grael como o ex Rodrigo Neves tanto falarem agir em função de critérios científicos no enfrentamento da pandemia de Covid, a escolha política prevaleceu no preenchimento de uma pasta essencial para o atual momento. Andrade estava executando um projeto com o secretário de Educação Vinicius Wu, para a criação de uma rede online de ensino em Niterói. Com experiência no assunto, o ex-secretário de Ciências foi coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF (labaciencias.com), produzindo filmes e materiais educativos inclusivos, para cegos e surdos.
Com Vianna na prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves lança mais uma ponte em direção à uma candidatura ao governo do Estado, em 2022. O acerto foi feito durante a estada de Rodrigo em Niterói, quando veio de Portugal para passar a Páscoa com a família.
Luiz Andrade, que recebera a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por nomeação e Axel Grael, não concordou com a indicação de nomes políticos para compor os demais cargos da pasta. Preferia uma escolha técnica, mas como não conseguiu, no fim de março apresentou seu pedido de exoneração, que somente esta semana foi efetivado.
Na época, Andrade escreveu em sua conta no Facebook: “Depois de uma longa tensão entre as dimensões política e técnica na escolha dos cargos da recém-criada SMCTI de Niterói, venceu a primeira e, assim, depois de uma conversa honesta e franca, eu e o Prefeito Axel Grael decidimos que a minha exoneração seria a melhor maneira de terminar o impasse, para o bem da dimensão política. Saio do Governo com a cabeça erguida e com a mesma dignidade e autonomia com as quais aceitei ao convite do Prefeito, desejando ao mesmo, e a todo o secretariado, sucesso no cumprimento das metas do Governo em prol da população niteroiense”.
Quando começou a compor seu secretariado, Axel Grael havia convidado o vereador Binho Guimarães para ser o secretário de Ciência e Tecnologia. Com o falecimento do vereador Carlos Boechat, que deveria ser o líder do PDT na Câmara, Grael chamou Binho para liderar a bancada do partido.
Para atender aos 15 partidos que o elegeram prefeito, Axel Grael criou até uma Secretaria do Clima para o PV, além de outras quatro novas pastas. A Ciência e Tecnologia foi desmembrada da Secretaria de Educação; a de Direitos Humanos foi separada da Assistência Social; e foram criadas as secretarias de Relações Institucionais e a de Acessibilidade, bem como mais uma administração regional em Itaipu.
O acerto de contas de Grael com os partidos que participaram de sua campanha deixa a prefeitura com pouquíssimos recursos para obras de infraestrutura. Com 69 órgãos municipais, a folha de pagamentos, segundo orçamento aprovado pela Câmara de Vereadores, soma R$ 1,5 bilhão, este ano.
Prefeitura muito “digital”.
Sejam mais “analógicos” …
O município não pode ficar refém de um estamento burocrático composto de cabos eleitorais e despreparados .
Modelo de Gestão ineficiente e ineficaz…
Onde estão os critérios técnicos e científicos …..
Por que comprar novas vacinas neste momento , já que as mesmas não foram nem autorizadas por meio da Diretoria Colegiada da ANVISA.
Usem as autorizadas iniciadas ….
Cidadão Contribuinte de Niterói
Dá a nós, contribuintes, a impressão que o ex prefeito Rodrigo Neves, está usando verbas públicas da prefeitura, como se fossem Fundo Partidário, criando e pagando “boquinhas” para manter seus aliados políticos e cabos eleitorais, em detrimento de investimentos em melhorias para o povo niteroiense.
RENUNCIA GRAEL !!! TODOS JA SABEM QUE VOCE ESTA A SERVIÇO DO PREFEITO PRESIDIÁRIO PARA AJUDA-LO A SER ELEITO GOVERNADOR E DEPOIS LHE DAR UM CARGO. – O POVO DE NITERÓI NÃO É BURRO,É SO ACOMODADO.
ATÉ AS ELEIÇÕES O RPP(RODRIGO PREFEITO PRESIDIÁRIO)ESTARÁ ATRAS DAS GRADES JUNTO COM TODOS OS SEUS CÚMPLICES.
É uma vergonha. As escolhas não são feitas pela competência mas para atender aos partidos. Niterói cada vez mais no buraco. Esse ex-prefeito presidiário pensa em se candidatar para governador. Devia ter vergonha.
mas como esse ex prefeito consegue ir e vir de Portugal assim?? A tap só faz voos emergencias e pelo que saiba só a Lufthansa., vem ao Brasil e por Guarulhos??
..
Quem manda na prefeitura o povo escolheu grael Rodrigo já foi tarde.sr.prefeito onrre o seu mandato não vire marionete. Acreditamos no Senhor, não decepcione o povo quem botou tira 😒😒😒😒