O campo de futebol de uma fábrica de tecidos que fez história no Barreto, Zona Norte de Niterói, e os craques do Manufatora Atlético Clube estão em um documentário que será lançado neste primeiro semestre de 2021. Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o curta-metragem documental ‘“Relembra – Futebol de Operários do Manufatora Atlético Clube” conta a história do time de futebol amador niteroiense que existiu entre 1940 e 1980 no subúrbio de Niterói. O filme resgata a história do clube e ilustra as relações entre a fábrica, os operários, o bairro e o futebol fluminense em geral.
Formado em 1944 por operários da Companhia Fluminense de Tecidos, o Manufatora chegou a disputar campeonatos importantes. Entre eles, o Fluminense, do qual foi campeão por duas vezes. Ao longo dos anos 1970, o clube entra em declínio, alterando seu nome para Associação Desportiva Niterói, até encerrar suas atividades em 1983.
Segundo o diretor do filme, Fabrício Basílio, essa “é uma história rica e que estava sendo apagada da memória e da organização urbana do bairro”. Para ele, a realização do curta é um trabalho de resgate histórico e tem uma importância que vai além do documentário. “Acredito que o filme pode ser um alicerce para quem quiser continuar pesquisando a história do Manufatora, a história da fábrica, do bairro do Barreto e até das relações do futebol nas décadas de 60 e 70”, afirma. O documentário foi financiado pelo projeto “Retomada Cultural RJ”, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa.
Entre as ações de lançamento do documentário estão duas exibições online gratuitas, a distribuição de 2,5 mil livretos sobre o clube e os processos de realização do filme e a disponibilização das entrevistas na íntegra no YouTube. Também será realizada a oficina online “Cinema e Futebol”, com foco no cinema nacional, ministrada pelo pesquisador e crítico de cinema Lucas Reis, no dia 18 de março, às 16h30. Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando aqui.
Boa tarde,
Sou uma das filhas do saudoso Técnico de futebol Moacyr Menezes, o qual foi técnico em ambos os times ( Manufatora e ADN) e gostaria de saber quando o documentário estará disponível para assim assistir.
Meu pai sempre foi um pesquisor e entusiasta por este esporte, sendo muito respeitado em nossa querida Niterói.
Fiz parte dessa história, Campeão fluminense de profissionais em 1977.
Aos domingos,pela manhã,participava de peladas no Manufatora com vários ex_profissionais de futebol,como: Jair Marinho,Altair, Zé Maria,Celinho,Balinha, Ticão etc…Bons tempos!
Trabalhei na Manufatora e participava dos campeonatos internos da fábrica.Meu cunhado Fernando Fernandes foi Presidente do Clube.Bons tempos,deixou saudades!
Meu nome é marcos abilio fui atleta do manufatora e depois ADN e classificamos para disputar o campeonato carioca ,campeão do estado do rio de janeiro, tinhamos um bom time ,carlao,berico,uberaba,zica,jorge luiz,sergio coca,rogerinho,marquinho faria,bons tempos
Ola Marco Abilio esqueceu de mim.
Só para lembrar eu ia muito baile que tinha no manofatura os jogadores sempre estavam lá tinha um jogador muito conhecido pelo apelido de caco jogava muito
Fico feliz por estar vendo isso, uma pena meu avô não estar mais entre nós. Ele adoraria ver! Meu avô Lourival teve sua vida profissional construída dentro da fábrica de tecidos, se aposentou tesoureiro lá. O Manufatora fazia parte do cotidiano da família. Meus avós, minha mãe e minha tia foram ver muitos jogos na arquibancada. As instalações do clube tb eram usadas pelas famílias para festas de Natal e peladas. Muitas fitis antigas da família são de lá. Estou curiosa pra ver!
Pretendo dar a minha pequena contribuição com o filme. Me chamem no Facebook.
Fiz parte dessa história. Joguei pelo Manufatora e pelo ADN.
Gilson se o produtor quiser algumas informações sobre o Manufatura eu gostaria de ajudar, poderia passar o meu contato para o produtor do documentário, acho que posso colaborar com a produção, pois fui atleta do manufatura e também do ADM no futebol profissional e no campeonato carioca, no período de 1979/80.