Dois médicos foram autuados pela Polícia Civil “por perturbação do trabalho alheio”, ao reclamarem da alteração do calendário de vacinação em Niterói. Estava marcada a imunização de profissionais de saúde para esta segunda-feira (01/02), mas no início da noite de sexta-feira (29/01), o prefeito Axel Grael anunciou a mudança, através de seu perfil no Facebook. Alegou que Niterói tinha pouco mais de três mil doses da vacina Oxford/AztraZeneca. Esta quantidade seria insuficiente para imunizar todo o pessoal de saúde. Grael decidiu, então, que seriam imunizados hoje os idosos com mais de 90 anos.
Os médicos foram ao posto da Policlínica Dr Carlos Antonio da Silva, no Centro. Ao serem avisados da mudança no calendário de vacinação, os dois teriam armado uma confusão. Agentes do Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil foram chamados, e os dois foram autuados por perturbação do trabalho alheio, cuja pena pode chegar a três meses de prisão.
Um dos primeiros idosos vacinados hoje, na Policlínica do Vital Brazil, foi o jornalista Carlos Ruas, 93 anos (foto). Ele lembra que, mesmo vacinadas, as pessoas devem manter o distanciamento social, usar máscara e manter as mãos sempre bem lavadas. Ele deverá tomar a segunda dose no dia 3 de março.
_ Vou continuar quietinho em casa para não dizerem que estou abusando porque já fui vacinado. Desde o início do isolamento social tenho tomado todos os cuidados possíveis. Saio pouco de casa, sempre nos horários de menos movimento. Evito contato direto com as pessoas e usando máscara”, disse Carlos Ruas, morador de Icaraí.
A vacinação dos idosos está sendo realizada em quatro policlínicas da cidade: Barreto, Vital Brazil, Itaipu e São Lourenço. Para receber a imunização é necessário levar um documento de identidade.