A odontologia perdeu Luiz Dantas, 58 anos, para o Covid-19. A doença provocou 37 óbitos nesses primeiros dias do ano, uma triste marca que supera as 28 mortes registradas em maio, no pico anterior da pandemia em Niterói. O cirurgião-dentista esteve internado por 26 dias no Niterói D’Or, mas acabou falecendo na sexta-feira (08/12), por complicações causadas pelo novo coronavírus.
Luiz Dantas, de uma tradicional família de dentistas, atuava nas áreas de Periodontia e Implantodontia. Trabalhava na clínica de Icaraí, juntamente com o pai, João Dantas, que abriu o consultório em 1959, e os irmãos Sergio e Carlos.
Fugindo aos prognósticos da virose, Luiz tinha porte atlético e hábitos saudáveis. Fazia caminhadas, nadava, remava em canoas, velejava e gostava de ir de bicicleta de sua casa em Piratininga ao consultório de Icaraí. Galã na juventude, no ano passado postou no Facebook um filme que fez para a Associação de Canoagem em Onda, esporte que praticava há 38 anos, para um comercial do cigarro Hollywood, em 1996. No final deu o seu recado: “Aproveito para esclarecer: nunca fumei e digo: fumar faz mal para a saúde e para os dentes”.
O filho Caio lembrou, em sua conta no Instagram, que o pai “durante 58 anos nunca teve um problema de saúde. Saia de casa para o consultório pedalando e não esquecia de um “bom dia” na rua, com aquele seu sorriso “do leme ao pontal”.
Segundo nota do Conselho Regional de Odontologia, “como professor ele se preocupava em formar os melhores profissionais para nossa sociedade”. O CRO-RJ acrescentou que Luiz Dantas “tinha duas marcas muito fortes em sua carreira, suavidade e generosidade. Sempre tratava todos (pacientes, colegas de profissão e toda equipe de trabalho) de forma muito amiga e respeitosa; além disso, sempre compartilhou com seus pares e alunos seus conhecimentos de forma generosa”.
E mais: “ Luiz Dantas sempre foi, dentro e fora da profissão, um exemplo de dignidade e ética, sofria com o sofrimento do próximo e amava o próximo como a si mesmo, era um profissional que dedicou toda a sua vida à evolução e engrandecimento da nossa profissão, e que nos deixou a sua marca. Certamente Deus o receberá com muito carinho e deixará nosso amigo guerreiro descansar um pouquinho.”
Era autor de diversos trabalhos e capítulos de livro. Criou e desenvolveu um protocolo de tratamento revolucionário na odontologia mundial. Deixa a esposa, Rosane, e os filhos, Caio e Julia.
Nossa,que Triste! No dia 31 de julho de 2013, cheguei ao seu consultório guiada pelo Divino.Ja havia passado por inúmeros consultórios…Dr Berenice, centro de Niterói depois de ver minha situação me chamou e disse: Querida,procure urgente que trate periodontia .Chorei muito…Já era a terceira! Fiquei sem dormim por uma semana com dor em uma madrugada orei muito ,pedi ao Divino que me ajudasse As seis da manhã fui para internet e qdo busquei a especialidade né aparece Dr. Luiz Dantas,liguei e fui atendida naquele mesmo dia Chegando lá ,preenchi uma ficha e no final dela perguntava como gostaria dos dentes?Respondi que queria o meu sorriso de volta,já estava sofrendo a 1 ano.Logo entrou o primeiro ,Dr Sérgio.Deu bom dia e senti que não era ele …Chegou Dr Luiz,sem Ninguém me apresentá_lo ,falei: Dr me SALVE! Estou a seis meses me alimentando tudo pelo liquidificador,não sei o prazer da mastigação mais.Pediu para eu entrar no consultório e qdo mostrei a ele ,ele fechou os olhos ,abaixo a cabeça e saiu e foi chamar o Dr Sérgio Dantas e disse: Olha isso! Sergio olhou para ele,sacudiu a cabeça e pelo olhar dele percebi que não era para o Luiz enfrentar .Logo fiquei muito triste…Luiz foi muito sincero e né disse: Teu caso é sério ,nunca assim .Mais … Vou te acompanhar ! Meu tratamento durou até julho de 2019.Ele me apresentou a Dr Daniela e pediu que ajudasse a estética do meu sorriso ,fiquei nove meses com Daniele e retornei pra ele onde …Minha última consulta com ele foi 07/12/2020 e falou para sua secretária: Marca ela logo no início de janeiro/2021 …Fui marcada para 05/01/2021,15:30…Pelo bom coração,pela sua luz,generosidade e humildade tenho certeza que está iluminando a TDS NÓS!!!!
Meus sinceros sentimentos para família , Rosane querida, sem palavras… muito triste …
Meu dentista lindo e amado , é difícil saber que não mais vou ouvir seus elogios carinhosos:
DANIELA, acho que tia Rosa está nos traindo!
Os dentes estão limpinhos!
Ia marcar minha ida para fevereiro, mas PAPAI DO CÉU precisou de você, antes!
Sei que ELE o recebeu com muito amor ,SER HUMANO ESPECIAL!
Já paciente do meu amigo JOÃO, parceiro desde como alunos do Liceu ,conheci você há 36 anos , no consultório do seu pai -o primeiro da Miguel de Frias! Foi amor à primeira vista!
Tinha o privilégio de ser atendida pelos dois e, depois fiqueí só com você!!
Amá-lo foi fácil demais, menino lindo!!
Até daqui a pouco!!!
COMO BEM DISSE VINÍCIUS : ” A VIDA É FEITA DE ENCONTROS ” . TER TIDO A OPORTUNIDADE DO CONVIVIO COM LUIZINHO FOI UM DESSES BELOS ENCONTROS; MENOS DURADOURO QUE O DESEJADO , MAS MESMO ASSIM VALEU MUITO À PENA .
MEU ABRAÇO FRATERNO À FAMILIA .
Ele era tudo isso , exatamente como descrito acima..Extremamente bem educado e carinhoso. Passei por tratamento durante um período de depressão.. e lá eu encontrava vontade de viver, alimento para minha autoestima.!. Saia do consultório sempre mais leve. Ele era luz. E será sempre em minha lembrança.
Nossos sentimentos aos familiares desse ser humano, e excelente profissional 💔
Gilson, texto brilhante que mostra exatamente quem foi este brilhante profissional. Um exemplo de ser humano, exigente e cuidadoso com todos os seus pacientes e amigos. Vai nos fazer muita falta a sua amizade e o seu profissionalismo. Luiz deixa exemplos de ser humano feliz , sempre distribuindo uma energia contagiante. Fique em paz meu amigo.
Sempre leio a coluna do Gilson !!
Lamentável a perda de Luisinho para esta doença maldita, meus sinceros sentimentos a Rosane e toda sua família ❣️