Luiza Mendonça, 89 anos, líder comunitária do Morro do Palácio, no Ingá, faleceu na manhã desta sexta-feira (04/12) enquanto regava as plantas do jardim de sua casa. Dona de um sorriso largo e sempre de bem com a vida, Dona Luiza dizia que nunca mais lavara o rosto desde que Fidel Castro lhe deu um beijo no dia da inauguração do módulo do Médico de Família, o primeiro instalado em Niterói pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira seguindo o modelo cubano de saúde terciária.
Brizolista ferrenha, liderou centenas de lutas em favor de sua comunidade. Pedetista histórica, participava das reuniões do diretório municipal do partido em Niterói.
Graças a seu empenho, moradores do Morro do Palácio conseguiram água encanada, ruas asfaltadas, vielas urbanizadas, uma creche e o Médico de Família. Na abertura deste último, em 30 de junho de 1990, o comandante Fidel Castro a beijou, dizendo que era ela quem deveria inaugurar o módulo, e não ele.
Há um mês, o Projeto Cuíca, da comunidade do Morro do Ingá prestou uma homenagem a Dona Luiza. Ela não gostava que chamassem o lugar de Morro do Palácio.
A cada aniversário do Médico de Família, ela postava em seu perfil no Facebook os parabéns pela iniciativa do prefeito Jorge Roberto, como fez no último dia 21 de junho, sempre postando a foto em que Fidel Castro aparece abraçando ela.
Ela continua viva nas obras feitas e na idéias semeadas junto aos seus!
Ela não morreu,viajou deixando saudades .Ffica para sempre a sua historia de vida
Minha querida e amada mãe. Mineira, guerreira, determinada, empoderada, lutou incessantemente pelo bem estar dos moradores da Comunidade do Palácio. Aliada ao Brizola, Jorge Roberto Silveira de quem ela enaltecida, com Jorge Roberto Silveira sua maior alegria, foi a inauguração do Posto Médico de Família que contou com a presença do entao JRS e do Presidente de Cuba Fidel Castro. Nos deixa um legado memorável de seus trabalhos .