O advogado Herval Basilio, decano da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, faleceu na tarde de hoje (26/11), no Niterói D’Or. Ele faria 92 anos no dia 24 de dezembro.
Orador primoroso e de uma inteligência rara, lotava o plenário dos tribunais de júri que participava. Colegas de profissão e estudantes iam assistir quando atuava como advogado do povo ou criminalista contratado por algum acusado ou vítima.
Herval foi secretário de Segurança no governo Badger Silveira, presidente da Imprensa Oficial, procurador geral da Prefeitura de Niterói, conselheiro da OAB e membro e orador oficial do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Em 1954, durante a gestão do governador Amaral Peixoto, foi nomeado, juntamente com José de Carvalho Leomil, Messias de Moraes Teixeira, Alcy Amorim da Cruz, Nelson Joaquim da Silva e Antônio Carlos Nunes Martins, para o novo cargo de defensor público, criado na estrutura administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça.
Uma vida inteira dedicada à advocacia, Herval Basilio se destacava pela bagagem cultural jurídica, elegância, humildade e simpatia. Deixa três filhos, Herval, economista e empresário; Marcus, desembargador do TJ; Luiz Henrique, auditor da Receita Federal; e sete netos e sete bisnetos. O sepultamento será no Parque da Colina, mas ainda não tem horário marcado. Uma grande perda para o mundo jurídico. Descanse em paz.
Um gênio, maior capacidade redacional que conheci, estive com Herval por toda minha vida, advogado primoroso, amigo impecável, pessoa do bem, deixa uma linda família e milhares de amigos e admiradores, Minha gratidão eterna a essa pessoa maravilhosa que esteja no céu encantando a todos brilhando em alguma tribuna e reencontrado a paixão de toda sua vida sua esposa e companheira única nossa querida Helena!
Brihante advogado e um ser humano admirável. Sempre amigo e conciliador.
Que Deus conforte toda a Família