A Prefeitura de Niterói comprou 80 respiradores Shangrila 510s, por cerca de R$ 10,5 millhões para equipar a UTI do Hospital Oceânico. O detalhe é que os aparelhos são para uso apenas no transporte de pacientes, não são indicados para UTIs. A compra foi feita à China Meheco Co Ltd, em dois contratos, um de 27 de abril para a Secretaria de Saúde receber 30 aparelhos, pagando 690 mil dólares; e em 15 de maio, para aquisição de 50 Shangrila 510s, por 1,15 milhão de dólares.
Na chegada da segunda remessa desses respiradores, o prefeito Rodrigo Neves fez um grande alarde divulgando um vídeo (veja clicando aqui) mostrando o transporte dos equipamentos escoltados por viaturas da PM desde a retirada no Aeroporto do Galeão até o descarregamento do material no Hospital Oceânico.
MP dá 24h para FMS explicar uso de
respiradores incompatíveis para UTIs
Um experiente e respeitado médico intensivista da rede privada de saúde no município diz que “os respiradores convencionais para uso em UTI, tem módulos ventilatoriais programáveis, com display gráfico que permite ajustar o ventilador às necessidades e peculiaridades de cada paciente, sobretudo os doentes de Covid-19, de difícil ventilação. Já os respiradores de transporte são mais simples, pré-programados; se prestam para ventilar o paciente por algumas horas, como no transporte fora e dentro de hospitais ou em atendimentos emergenciais.”
Chinês advertiu sobre o uso do respirador
Em ambos os contratos assinados pelo secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, a contratada adverte no parágrafo quinto da cláusula primeira, o seguinte:
“A contratante entende que o Ventilador de Transporte de Emergência 510s, vendido pela contratada pode ser usado apenas para os seguintes objetos: adultos e crianças. Adequado apenas para os seguintes cenários: emergência, transporte de longa distância, transporte hospitalar, resgate em campo e resgate pós-desastre. Se a contratante usar o ventilador para objeto ou cenas fora da faixa acima, todos os riscos e perdas serão suportadas pela contratante.
Será que nenhum assessor da área de Saúde, nem o próprio secretário Rodrigo Oliveira, não alertaram ao prefeito Rodrigo Neves, que esses 80 respiradores, comprados por 23 mil dólares, cada, são inapropriados para salvar vidas em UTI?
CPI apura compra do mesmo respirador em Santa Catarina
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina instalou a CPI dos Respiradores. Em depoimento no dia 04/06, o secretário de Saúde do Estado, André Motta, admitiu aos deputados que os 50 respiradores modelo Shangrila 510S (os mesmos adquiridos agora por Niterói) não têm nenhuma utilidade para o tratamento de pacientes com Covid-19.
Durante as quatro horas em que foi sabatinado pelos deputados, Motta confirmou que os aparelhos são usados apenas para o transporte de pacientes. Quando foram comprados, o governo catarinense buscava equipamentos para UTIs.
E agora prefeito? Vai comprar mais ambulâncias à preços altíssimos pra justificar essa compra dos respiradores????
nunca confie num governo petista! Devolve nosso dinheiro!!
Uma vergonha. E tem gente que ainda defende ele. 5,5 milhões para empresas de ônibus, aluguel de hotel que pertence ao seu secretário, mil reais para crianças estudarem em escolas particulares durante 18 meses, depois não tem creche para elas na rede pública …..
Esse prefeito deveria voltar para Bangu 8 de onde não deveria ter saído. É dinheiro para empresas de onibus, é respiradores que não servem. Hospital que é arrendado por uma fortuna. Qual será o próximo capitulo da gastança inútil?
Como compram algo caríssimo e de grande importância sem ler as especificações antes?
Falta de capacitação da equipe da prefeitura, falta de empatia, falta de responsabilidade! Essa prefeitura é uma vergonha!!!😡
Isso só acontece, por falta de leis mais punitivas, quando o mal quase sempre vence o bem. Em um cenário apocalíptico, o que menos interessa é a escolaridade do gestor responsável, pois 2 + 2 é fácil demais para se errar. Prioritariamente a idoneidade compulsória, dada por leis mais severamente punitivas, por que não votam leis mais punitivas contra “erros” como esses ?
Como é que é isto,de repente os gestores público resolveram comprar ventiladores inadequando para serem usados em CTIs para pacientes graves do Covid 19. é infelizmente aparelhos inadequados foram comprados,.Mesmo sabendo da utilidade dos aparelhos,eles foram comprados,Reta saber quem comprou e porque comprou mesmo sabendo da ineficácia do aparelho para CTIs. Na realidade o que temos observado é que a Cadeia criminosa ,existente no Rio de Janeiro,foi desmantelada,com um agravante .tentaram extinguir o sistema de corrupção mas se esqueceram as Células criminosas que tem ramificações em várias instancia do poder público.. Portanto resta agora ,responsabilizar criminalmente os responsáveis por esta compra criminosa e indevida dentro desta Cadeia criminosa.
Sebastiao Silva
Controle social.
Niterói,08/06/2020,14:10 min,
Por onde andam o MPF e a PF.
Preciso recuperar meu número de celular.. só dentro do plaza shopping.. como não sou prefeitura, legislativo ou judiciário para acessar amigos.e a caixa manda código para celular Bloqueado e eles querem cancelar meu número Tim.. fora o caso de minha amiga que a vivo só resolve na loja o desvio de celular..😁 Quando o plaza shopping abre?