. Dentre as novas medidas anunciadas pela Prefeitura de Niterói, para começar nesta quinta-feira (21/05), a que limita a caminhada do idoso no calçadão da Praia de Icaraí ao período das 9h às 11h está causando protestos. A Esquina do Turco, que reúne amigos de longa data na Moreira César, prepara um abaixo assinado ao prefeito Rodrigo Neves. Vão pedir a liberação de horário para a turma da terceira idade. É que alguns dependem de outras pessoas para saírem de casa e de horários para tomar remédios.
Vão justificar que o bairro tem a maior concentração de idosos da cidade. E que eles não podem ser penalizados pelo horário restrito. Lembram que há aqueles que sofrem de insônia, e não têm hora certa para levantar da cama.
A mestra de geriatria da UFF, Wilma Câmara, com sua bagagem e experiência, acha que a Prefeitura deveria disponibilizar, pelo menos, mais um horário na parte da tarde. A caminhada é fundamental para a saúde física e mental dos maiores de 60 anos.
A Esquina do Turco tem cerca de 60 membros. Reúne diariamente na Moreira Cesar com Otávio Carneiro gente de todas as atividades, a maioria maior de 60 anos.
Em junho vai fazer um ano que inauguram a placa identificando o local e homenageando o libanês Marcelo Nasser. Há mais de três décadas ele leva amigos e confrades para bater papo naquele point de Icaraí.
O que se comenta naqueles três bancos de madeira, ressoa com uma velocidade espantosa na cidade. Pela esquina circulam muitos formadores de opinião.
É um absurdo este horário restrito aos idosos. Aliás marcar hora para caminhar e tomar sol é simplesmente falta do que fazer. A quantidade de policiais na orla com viaturas e megafone avisando que aquele determinado horário é para idosos chega a ser assustador. Enquanto isso a cidade está entregue aos bandidos. Só ele e sua equipe de “notáveis” é que não enxergam.