Menos de um mês depois de Eurico Toledo, presidente do Partido Verde, em Niterói, assumir como secretário de Meio Ambiente, a prefeitura aproveitou os dias de carnaval para cortar quatro árvores (uma por dia) na Avenida Thomaz Edison de Andrade Vieira, na Vila Progresso, em Pendotiba. No início do mês, outras cinco foram derrubadas pela equipe de Arborização Urbana da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), que em contrapartida plantou apenas uma nova muda de pau brasil na cidade.
Dois daqueles “indivíduos arbóreos” da Vila Progresso, como assim denomina as árvores a Secretaria de Meio Ambiente, foram “suprimidos” (outro termo técnico) bem em frente à cabine da Polícia Militar no bairro (foto). Os PMs disseram que não tomaram nenhuma providência porque o abate foi feito por homens que chegaram em um caminhão da Econit com a placa “a serviço da prefeitura de Niterói”.
Do dia 1º de fevereiro ao dia 4, a equipe de Arborização Urbana da Seconser derrubou mais árvores do que plantou na cidade. Segundo informação publicada no site da secretaria foram abatidas no dia 1/02 duas árvores na praia do Sossego, em Camboinhas; retirada a da Praça do Mangueirão, no Engenho do Mato, no dia 2/02; e suprimidas outras duas na Avenida do Canal, também no Engenho do Mato, no dia 04/02. Neste dia, apenas uma nova árvore foi plantada na cidade — um pau brasil — na Rua Tupiniquins, no bairro de São Francisco, na Zona Sul de Niterói.