Estão largando cada vez mais cachorros nas ruas da cidade. A prefeitura de Niterói, que cobra um dos IPTU mais caros do país, não tem carrocinha nem local para abrigar os bichos deixando os moradores sujeitos a doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como a raiva.
A Fundação Municipal de Saúde apenas realiza campanhas de castração de cães e gatos, com número limitado de cirurgias para animais cujos donos façam cadastro no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), apresentando documento oficial com foto (original e cópia) e comprovante de residência em Niterói (original e cópia). Cada morador tem o direito de cadastrar até dois animais. A vacinação antirrábica, por sua vez, é feita também em cães e gatos levados que tenham donos.
Protetores voluntários
Na Lagoa de Itaipu, especialmente na Rua Max Albim, onde fica o Bar Laguna, já são 11 os cães deixados no local. Cada um ganha um nome e a proteção dos moradores. Eles se alimentam graças à ajuda de Adaléia Souza, de 75 anos, o anjo da guarda dos animais que também leva a um veterinário de Itaipuaçu, que dá a consulta mais em conta. Todos são vacinados e as fêmeas castradas.
Outra senhora, dona Rosana, do Engenho do Mato, vai a Rua Max Albim alimentar os cães, todos os dias, nos finais de tarde.
Já Rony Souza, 60 anos, guardador de carros, no local há 25 anos, é uma espécie de guardião dos cachorros. Protege-os contra maus tratos e está sempre dando água e um lanchinho para os bichos, por isso eles estão sempre em volta dele.
Lembrou o nome que deu para alguns dos cachorros: Mariana, Faísca, Fumaça, Pintadinha, Pescador (que só gosta de comer frutos do mar), Pretinha e Branquinha, que aparecem recebendo lanche na foto.
Axel estou com dó de você. Colocaram uma bagueira, vás afundar. Saia fora de saia justa, se não sua bunda vai ficar de fora.
A PREFEITURA NÃO RECOLHE ANIMAIS.NAO TEM TEMPO PARA ISSO.POIS TEM “OUTRAS COISAS” A RECLHER.