Corações gigantes vão decorar, a partir desta sexta-feira (22/11), seis pontos tradicionais de Niterói: Campo de São Bento, Praça Araribóia, Praia de Icaraí, Moreira Cesar, Teatro João Caetano e Praia São Francisco. As obras têm 2,5 metros de altura e foram pintadas por três grafiteiros da região.
A iniciativa é do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que encontrou na manifestação cultural uma forma de agradecer o carinho da população e comemorar os 446 anos da cidade, celebrados nesta sexta-feira.
As paisagens e o cotidiano da cidade foram retratados por Andréa Paula Stelling, Juliana Fervo e Pandro Nobã, artistas locais com identidade marcante e atuantes na cena urbana e em arte de rua. As obras são interativas e possuem um sistema de luz e som que simula a pulsação do coração. Cada instalação conta ainda com um totem, onde através de QR Code a população terá acesso a dicas sobre a saúde do coração; material explicativo sobre o conceito da campanha e a localização de todas as esculturas.
Segundo a diretora-geral Ilza Fellows, “para o CHN as manifestações artísticas e culturais, em seu sentido amplo, fazem parte do equilíbrio para a saúde plena do indivíduo.
Saiba onde pulsam os corações:
A mostra vai até o dia 6 de dezembro. São as obras são as seguintes:
Campo de São Bento – “Afeto” do artista Pandro Nobã, Rua Gavião Peixoto 236, portão 5, Icaraí;
Praça Araribóia – “Curvilínea” da artista Juliana Fervo. Em frente à estação das barcas no Centro;
Praia de Icaraí – “O peixeiro e originário da terra” do artista Pandro Nobã, Av. Jornalista Alberto Francisco Torres 127, Icaraí;
Rua Moreira Cesar – “Curvilínea” da artista Juliana Fervo, Rua Coronel Moreira Cesar 228, Icaraí;
Teatro Municipal João Caetano – “Tatuagem” da artista Andrea Paula Stelling, Rua Quinze de Novembro 35, Centro;
Praia São Francisco – “Andorinha” da artista Andrea Paula Stelling, Praça do Rádio Amador com Av. Quintino Bocaiúva 852, São Francisco.
Quanto isto custou ao bolso do contribuinte? Afinal, são meus impostos que estão pagando por tudo.