O uso de lentes de contato coloridas para compor fantasias para o Halloween (Dia das Bruxas), principalmente por crianças, preocupa o oftalmologista Rodrigo Pegado. O uso sem recomendação médica pode causar cortes na córnea, infecções bacterianas e até mesmo cegueira.
Pegado é professor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e membro do Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa em Oftalmologia. Recomenda evitar lentes vendidas por lojas de fantasia e sem indicação médica.
O Halloween no dia 31 de outubro começou na Inglaterra e é comemorada em grande escala nos Estados Unidos. A FDA – agência do governo norte-americana que regula medicamentos, alimentos e cosméticos – já advertiu sobre as lentes de contato coloridas vendidas em lojas de fantasias.
Em Niterói, com o crescimento das escolas bilíngues, o Dia das Bruxas chegou à cidade.
– Tem muita gente que não tem indicação para usar lente. Quando coloca uma dessas inadequadas, acaba complicando a vista. Aí precisa procurar um oftalmologista em busca de socorro. É o que tem ocorrido com frequência – diz o doutor Rodrigo Pegado.