New here? Register. ×
×

São Judas Tadeu, das causas impossíveis, deve atrair multidão de fiéis

Escrito por Gilson Monteiro às 13:36 do dia 26 de outubro de 2019
Sobre: Causas impossíveis
  • São Judas Tadeu
26out

São Judas TadeuA Paróquia de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, deve lotar na Praia de Icaraí, em Niterói, nesta segunda-feira (28-10). Dentre os devotos provavelmente vão estar principalmente funcionários públicos que há anos sofrem o arrocho salarial dos governos federal, estaduais e municipais.

Niterói, ex-capital fluminense, herdou um contingente enorme de servidores do antigo Estado do Rio. Outro grande número de fiéis que deverá lotar o templo em Icaraí são os desempregados, que no país inteiro já somam mais de 13 milhões de pessoas.

Já os torcedores do Flamengo, só têm a agradecer ao protetor pelas vitórias do time comandado pelo português Jorge Jesus. Vão pedir a São Judas Tadeu apenas para o Mengão continuar  na liderança folgada do Brasileirão e para vencer o River Plate na final da Libertadores, um dia após o aniversário de Niterói, no dia 23 de novembro.

É bom aproveitar e pedir paz para o povo chileno, porque pelo andar da carruagem, esse jogo corre o risco de ser transferido para outro país da América do Sul.

O pároco Carmine Pascale avisa que haverá missa o dia inteiro, às 7h, 9h, 10h30m, 14h, 16h e a Campal, celebrada por Dom José Francisco, às 18h30m, seguida da Procissão Luminosa.

A quermesse vai estar com suas barraquinhas na frente da igreja, vendendo vários tipos de guloseimas. A partir das 12 horas será servido o tradicional angu à baiana. Também ao meio-dia, o pároco vai dar a bênção dos carros.

A história do santo

São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus. Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galileia.

Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu se tornou um mártir da fé, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu