New here? Register. ×
×

Salvador Borges Filho dá nome a centro de estudos de cardiologia em Piratininga

Escrito por Gilson Monteiro às 10:04 do dia 4 de outubro de 2019
Sobre: Bom de coração
04out

Salvador Borges Filho, 87 anos, continua salvando vidas até hoje, desde que há 64 anos, se formou na primeira turma de pós-graduação em cardiologia do Hospital Antonio Pedro, na UFF. Atualmente, ele vai duas vezes por semana a seu consultório, na Miguel de Frias 77, em Icaraí.

Nesta semana, foi homenageado durante inauguração de placa dando seu nome ao Centro de Estudos e Treinamento do SeaCor, no Centro Comercial Barra Mar, em Piratininga. O SeaCor, dirigido pelo médico Luiz Carlos Pacheco, foi fundado por Salvador Borges Filho há 27 anos, juntamente com sete plantonistas do Procordis.

– Com o avanço da ciência, eu me sinto cada vez mais estimulado a continuar clinicando. E não penso em parar. A cada ano, infelizmente a demanda de cardiologistas aumenta, principalmente por causa da hipertensão arterial – disse Salvador Borges.

Com uma simpatia encantadora, a voz pausada, o doutor diz que em cada exame minucioso que faz no paciente, sempre registra algo novo, que lhe serve para auferir conhecimento.

Salvador Borges Filho presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, escreveu vários livros e sempre defendeu que a prevenção é o melhor para o corpo humano. “Os governos deveriam fazer campanhas preventivas, que além de salvar muitas vidas reduziriam o gasto de recursos públicos com tratamentos e stents”, diz o cardiologista.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Salvador Borges Filho dá nome a centro de estudos de cardiologia em Piratininga

  1. Fiquei emocionado ao ler a reportagem da, mais que merecida, homenagem feita para o profissional excepcional e homem de bem por quem devo grande parte da minha formação como médico e, porquê não, com homem, já que tive o privilégio de conviver com a família Borges desde muito jovem.
    Desejo, de coração, tudo de melhor para meu grande mestre na medicina.

  2. Parabéns Dr Salvador Borges . Homenagem merecida . Ótimo profissional e grande ser humano.
    Muito especial. Sou muito feliz por ter passado em minha vida e nunca esquecerei o quanto foi maravilhoso com meu marido Amaury Tostes( qdo seu paciente)..Lutou por ele até seu último dia.
    Obrigada ! Q Deus o abençoe sempre.

  3. Dr.Salvador Borges é um “santo guerreiro”!
    Cuidou e continua cuidando de milhares de niteroienses!
    É médico do jornalista Mário Dias,que alardeia aos quatros cantos,ser o Dr.Salvador um dos santos dele!
    Dr.Salvador,cardiologista guerreiro!
    Salve,salve!

Comments are closed.

Menu