New here? Register. ×
×

Psicóloga diz como idosos podem enfrentar isolamento do coronavírus

Escrito por Gilson Monteiro às 16:39 do dia 21 de março de 2020
Sobre: Cuidar da mente.
  • Idosos precisam se distrair
21mar

Idosos precisam se distrairOs idosos precisam se distrair nesse momento de isolamento social ditado pela necessidade de conter o coronavírus. A psicóloga Onezir Rosa Borges aconselha a todos conversarem com a família e com amigos, pelo telefone ou aplicativos de mensagens.

– Podem trocar ideias, experiências, ouvir ou assistir programas de música, ver programas de televisão que distraiam – diz a psicóloga.

Diante do confinamento, ainda que realizado em sua própria casa, a rotina de todo mundo acabou alterada. O tempo com o trabalho, com os netos e as visitas de amigos e familiares, agora precisa ser trocado por novas atividades prazerosas.

O que fazer em casa

Formada na primeira turma da Faculdade de Psicologia da UFF, com seu consultório há 40 anos em Icaraí, Onezir Borges dá algumas orientações para o momento que vivemos:

– É preciso ocupar o tempo com alguma coisa, como produzir uma carta ou um texto. Se gosta de ler, pegar um livro; ou procurar assistir canais de tv que distraiam, porque a notícia massificada sobre o coronavírus acaba estressando a pessoa, que só deve se interessar pelas de interesse público.

Outra dica da psicóloga: “Se gosta de cozinhar, se distraia no fogão, ou participe fazendo uma comida, bolo ou sobremesa”.

A palavra cruzada também distrai e diverte, diz Onezir Borges, que há 15 anos criou o Grupo de Trabalho Fênix , com estudo da psicanálise de Freud e Lakan.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Psicóloga diz como idosos podem enfrentar isolamento do coronavírus

Comments are closed.

Menu