New here? Register. ×
×

Primeiro dia de lockdown: Trânsito dá nó e cães ficam sem fazer xixi na rua

Escrito por Gilson Monteiro às 14:26 do dia 11 de maio de 2020
Sobre: Para tudo
  • transito para em Niterói
11maio

transito para em Niterói

O trânsito deu um nó nos acessos a Niterói na manhã desta segunda-feira (11/05) e nenhum cachorro pode passear com o dono pelas ruas da cidade. Hoje é o primeiro dia do confinamento decretado no município pelo prefeito Rodrigo Neves. A princípio, a medida vai até sábado (15/05), mas segundo a lei aprovada pela Câmara de Vereadores poderá ser estendida por mais uma semana.

guarda multa passeio de caesGuardas municipais multavam moradores que levavam seus cães para fazer suas necessidades na rua. A lei do confinamento estabeleceu multa de R$ 180 para quem não justificasse a necessidade de estar nas ruas para atividades consideradas essenciais.

Vídeo postado nas redes sociais mostra quando os agentes multavam um homem conduzindo dois cachorros, na Rua Lemos Cunha, em Icaraí. 

No Diário Oficial que circulou neste fim de semana, o prefeito Rodrigo Neves publicou decreto regulamentando a lei que restringe a circulação de pessoas. O regulamento não abre exceção para os donos de cachorros. A exceção é apenas para quem estiver indo para o trabalho em serviços essenciais, ou se dirigindo a farmácias, hospitais e clínicas, ou para fazer compras em mercados, padarias, petshops e postos de combustíveis autorizados a funcionar pela prefeitura.

O trânsito ficou congestionado nos acessos à ponte Rio-Niterói e bairros da cidade. A Secretaria de Ordem Pública de Niterói montou barreiras para bloquear o acesso de pessoas em vários pontos. Só passava um carro por vez, depois que um agente medisse a temperatura corporal do motorista e acompanhantes. Estes precisavam, ainda, justificar estar se dirigindo a alguma das atividades essenciais liberadas para funcionamento.

A lei regulamentada pelo decreto 13.588/2020, é a n° 3495, de 07 de maio de 2020, aprovada pela Câmara de Vereadores. Prevê inicialmente que o confinamento deverá ser observado de 11 de maio até 15 de maio, mas o prazo poderá ser prorrogado por mais uma semana, até o dia 22.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

11 thoughts on “Primeiro dia de lockdown: Trânsito dá nó e cães ficam sem fazer xixi na rua

  1. O meu cão tem 14 anos. Ele sempre morou em casa. Mas no início de março me mudei para um apartamento. Ele não faz as suas necessidades dentro do apartamento. O que faço?

  2. Em várias cidade pela mundo, especialmente, na Itália, na França e na Espanha, dentre outras, quando o poder público deixou a cargo da população decidir ficar em casa ou não, recomendando que ficasse, os casos saíram de controle, e o sistema de saúde entrou quase em colapso. Não houve alternativa a não ser determinar o isolamento compulsório.

    No Brasil, os casos de contaminação e a taxa de mortalidade são alarmantes, acima do observado nos países anteriormente citados. Se levarmos em conta que há subnotificação, o quadro real é ainda pior. O que nos resta a fazer que não seja forçar o confinamento? É desagradável, mas talvez seja a melhor medida imediata para se evitar um colapso total.

  3. a população deveria reagir contra tal absurdo. esse prefeitinho que passou alguns meses na cadeia não tem moral para determinar tais atitudes. os niteroienses estão muito apáticos. Vamos ler os livros de História e lembrar que foi assim que o nazismo foi implantado. primeiro impede as pessoas de sair, depois identifica cada um,, e o restante da triste historia já sabemos. ..

    1. concordo cm Didico. Ditadura é o que o prefeito quer implantar. Proibir, multar, prender quem sai a rua não é cuidar da população; é sorrateiramente da inicio a um podre poder.

  4. Inacreditável. Tenho três pets que nao fazem nenhuma necessidade em casa. Vou continuar levando. Ou será multa a semana inteira ou BO a semana inteira. Estou pronto para a guerra.

  5. Impossível não deixar seu pet sair para fazer suas necessidades. O meu foi adotado da rua e não faz nada em casa( apto), como mudar isso agora?
    Vou ser multada a semana inteira?
    Inadmissível 😤

Comments are closed.

Menu