New here? Register. ×
×

Ponta D’Areia espera atrair turistas

Escrito por Gilson Monteiro às 18:47 do dia 26 de agosto de 2019
Sobre: Cenário de novela
26ago

A Ponta D’Areia, que já viveu bons tempos com o auge da indústria naval, agora assiste seu comércio local animado com a perspectiva de dias melhores com o anúncio de que o Morro da Penha, onde se instalou uma comunidade formada pelos primeiros imigrantes portugueses em Niterói, vai ser cenário da novela Amor de Mãe, com estreia em novembro.

A atriz Regina Casé, que vai interpretar uma mulher em busca do filho desaparecido ainda bebê, deverá ter cenas rodadas na capela de Nossa Senhora da Penha, fundada em 1897 no alto do morro por um grupo de católicos. Além do altar mor, a igrejinha possui dois altares laterais, dedicados aos Santos Antônio e São Matheus e no outro São José e Santa Luzia.

Além da igreja da Penha, o bairro tem mais uma capelinha, a de Nossa Senhora de Fátima, na rua Barão de Mauá e a igreja dos Sagrados Corações, dentro da Vila Pereira Carneiro, construída para abrigar os operários do estaleiro comprado pelo Conde Pereira Carneiro de Irineu Evangelista, o Barão de Mauá.

A novela deverá atrair turistas e frequentadores a seus restaurantes de culinária portuguesa, o tradicional Decolores, aberto na década de 30 na Rua Barão de Mauá, na beira do cais onde pescadores atracam até hoje suas embarcações. O proprietário Marcelo Alves trabalha na cozinha do Decolores desde criança, mantendo a tradição do bacalhau à portuguesa que a família trouxe para Niterói.

O bacalhau também é o prato principal da Gruta de Santo Antonio, na Rua Silva Jardim, onde os chefs Dona Henriqueta e o filho Alexandre Henriques preparam pratos da alta gastronomia lusa, servido em louças e talheres especiais, acompanhados por variados rótulos de vinho e de sobremesas.

Na Ponta da Areia fica o Mercado São Pedro, que no andar acima dos boxes de pescado abriga bares e restaurantes que preparam peixes e frutos do mar, inclusive aqueles que o freguês compra nas peixarias, mediante um pagamento mínimo.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Ponta D’Areia espera atrair turistas

  1. Marcelo Conceição da Silva Alves, de 48 anos, proprietário do restaurante Decolores, conhecido point de frutos do mar na Ponta d’Areia, Região Central de Niterói, foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (4). O Crime aconteceu na Ladeira Major Rocha. Esero que a gravação desta novela traga mais segurança para a Ponta D’Areia.

  2. Esqueceram de mencionar o Caneco Gelado do Mario, que, depois da Gruta de Santo Antônio tem o melhor bolinho de bacalhau da vida e cerveja bem gelada.
    Mas o local também tem outros restaurantes onde pode-se comer sardinhas e outros petiscos bons e baratos. Aliás, esta área de Niterói deveria ser revitalizada!

  3. No Morro da Penha , Ladeira Major Rocha tem um barzinho cujo nome é Cantinho do Waltinho onde serve ótimos petiscos e uma cerveja geladinha , próximo a Igreja de NSA da Penha, esta comunidade é tranquila podem subir sem medo.

  4. Também na Rua Silva Jardim, temos a Casa de Massas Italianas, Speciale Massas, que apresenta em seu cardápio 10 sabores de.lasanhas,rondellis, canelones entre outros. Um ambiente aconchegante e cheio de sabores. Assim, o bairro pode também contar com a gastronomia Italiana.

  5. Sou de Pernambuco, de vez em quando vou à Ponta D’Areia , costumo assistir à missa na Igreja dos Sagrados Corações. Gosto muito do lugar, é tranquilo, perto de tudo. E, no Mercado do peixe, compramos peixes, sardinha, tudo fresquinho e com um precinho ótimo. Toda vez quando voltamos trazemos sardinha de lá.

    1. Meu morrinho querido…saudades de minha infância no morro da Penha ponta d’areia. Pode vim pode chegar..

Comments are closed.

Menu