New here? Register. ×
×

Pires de Mello, família referência em otorrinolaringologia em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:33 do dia 25 de novembro de 2019
Sobre: Há 57 anos
25nov

Quando se falava em inflamação na garganta, ouvido ou nariz, os mais velhos vão se lembrar das fórmulas infalíveis do saudoso médico Ladir Ribeiro, que aliviavam e curavam.

De gerações para cá, já se vão 57 anos. Surgiram os irmãos otorrinos Luiz Fernando e Luiz Rogério, que fundaram no Fonseca, em 1962, a Clínica Luiz Pires de Mello, e há 20 anos a Unidade de Icaraí. Ambas referências na otorrinolaringologia, graças à competência da dupla e ao surgimento e evolução do tratamento, com medicamentos mais modernos e eficazes.

A experiência de dois grandes mestres

Luiz Rogério, ex-professor titular da especialidade na UFF, membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e imortal da Academia Fluminense de Medicina, tem centenas de trabalhos apresentados em congressos e artigos publicados em revistas e livros da área médica.

Luiz Fernando, também ex-professor titular da UFF, ex-chefe do Serviço de Endoscopia Peroral do Hospital de Bonsucesso, se tornou ali uma referência nacional na retirada de corpos estranhos no nariz, ouvido ou garganta.

Médicos da rede pública e particular encaminhavam os pacientes, com os mais variados objetos. Quantas vezes teve que atravessar a baía de Guanabara para atender uma emergência no Hospital de Bonsucesso. Era um paciente engasgado por um alimento não mastigado corretamente ou asfixiado com uma cartilagem, espinhas de peixe, palitos, próteses, ossos de frangos, pedaços de carne grande dura e anéis, na maioria presos no esôfago, que é a parte mais estreita do gastrointestinal.

Ladrões engoliam joias

Quem dava muito trabalho ao médico especialista, eram os ladrões, principalmente do Centro da cidade, que quando se viam perseguidos pela polícia ou por populares, engoliam o produto do furto, para fugir do flagrante, chegando asfixiados com relógios, pulseiras, cordões etc, para serem retirados com urgência.

Outra clientela grande era de crianças, respirando pela boca, com caroços de feijão no nariz ou bichinhos no ouvido. Tudo era retirado, muitas vezes com a vítima anestesiada, pelas mãos habilidosas e as inseparáveis pinças do doutor Luiz Fernando, que marcam e fazem a história da otorrinolaringologia no Brasil.

Formaram uma família de seis médicos das mais diversas especialidades.  Seguindo a carreira do pai, Luiz Rogério, estão: Gisella, nefrologista; Andrea, otorrino, acompanhando sua especialidade; e Rogério Netto, psiquiatra. Já Luiz Fernando tem os filhos Paulo, otorrino; Fernando, cirurgião plástico; e Mariana, otorrino, seguindo o pai.

Uma família bonita, a serviço da medicina fluminense, nos mais diversos hospitais e clínicas.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Pires de Mello, família referência em otorrinolaringologia em Niterói

  1. Parabéns Gilson pela matéria sobre os irmãos Prof.Luiz Fernando foi um ícone da Medicina e da otorrinolaringologia um habilíssimo cirurgião que e colega é amigo um médico e cirurgião completo.

  2. Gilson parabéns por sua matéria sobre os irmãos Rogério e Fernando Pires de Mello. São meus amigos de infância no Fonseca. Jogamos bola no Colégio Brasil e na travessa Gonçalves Ledo, onde eles moravam e que depois de formados, transformaram a sua casa na Clínica Pires de Mello . Inicialmente uma clínica de Otorrino que depois cresceu e recebeu algumas especialidades cirúrgicas. Lá operei meu tio e padrinho Alcebíades Cunha de hérnia ingnal. Abílio Claudio também lá realizou operações proctológicas de pequeno e médio vulto. Ambos cresceram intelectualmente na carreira docente, seguindo os passos do seu Tio Silvio Mello catedrático de otorrinolaringologia da UFF, lugar a que Luiz Rogério viria a ocupar brilhantemente. Luiz Fernando é dos grandes conhecedores, no Brasil, da otorrinolaringologia, principalmente nas enfermidades do ouvido. São mais dois nomes entre os vários ex-alunos do Colégio Brasil, que tiveram projeção nacional e internacional.

Comments are closed.

Menu