New here? Register. ×
×

Niteroienses vencem Campeonato Nacional de Foto Sub, em Cabo Frio

Escrito por Gilson Monteiro às 09:44 do dia 4 de novembro de 2019
Sobre: Do fundo do mar
  • Campeonato Nacional de Foto Sub - vencedores
04nov

Campeonato Nacional de Foto Sub - vencedores Fabio Freitas e Flavia MergulhãoUm casal de niteroienses, os dentistas Fábio Freitas e sua mulher, Flávia Mergulhão, foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Foto Sub, realizado no fim de semana na Costa do Peró, em Cabo Frio. Primeiro colocado no ranking nacional de fotógrafos subaquáticos, Freitas, que é cadeirante, foi o vencedor da categoria DSRL/Miroless, e Flávia da divisão Compacta.

Participaram da competição 19 fotógrafos de vários estados brasileiros. Flávia Mergulhão, que preside a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), disse que a Costa do Peró foi escolhida para sediar o campeonato porque ali é possível observar, além de peixes e tartarugas, os pequenos e multicoloridos nudibrânquios, moluscos sem concha também chamados de lesmas-do-mar, que vivem em recifes de coral.

Pela preservação do ambiente marinho

A foto da gorgônia que deu primeiro lugar no campeonato à Flavia Mergulhão

Campeonato Nacional de Foto Sub

Estrelas do mar fotografadas por Fabio Freitas

– Nossa intenção é trazer ao público a beleza do fundo do mar e conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente marinho, que muitas vezes não é acessível a todos – disse Flávia Mergulhão, moradora de Icaraí.

A fotografia de Fábio mostra estrelas do mar e a de Flávia uma gorgônia (popularmente conhecida como coral mole, uma ordem de corais que não possuem esqueleto).

Na categoria DSRL/Mirolles, Peu Guerbas, de Mato Groso, conquistou o segundo lugar; e, Ulisses Turati, de São Paulo, o terceiro lugar. Na categoria Compacta/Grande Angular, Luiz Magina, da Bahia, ficou em segundo lugar; e, Fernanda Saldanha, do Rio, em terceiro lugar.

A competição aconteceu na Costa do Peró, entre as praias do Peró e Conchas e a Ilha dos Papagaios, área onde há o fenômeno da ressurgência (subida de águas subsuperficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais no oceano). Por ter sete quilômetros de águas sem poluição, a Praia do Peró conquistou a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade de praias. A bandeira será hasteada dia 13/11, às 10h, com atividades ambientais e concerto da Banda dos Fuzileiros Navais.

— Nosso objetivo é mostrar ao público, do Brasil e do exterior, as belezas naturais e a vida marinha da Costa do Peró, conscientizando-o da necessidade de conservação e preservação do meio ambiente – afirmou Fábio Freitas.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Niteroienses vencem Campeonato Nacional de Foto Sub, em Cabo Frio

  1. PARABÉNS FÁBIO E FLÁVIA PELA VITÓRIA NA COMPETIÇÃO FOTO SUB EM CABO FRIO. NITERÓI MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE O MELHOR É A SUA GENTE!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu