New here? Register. ×
×

Niterói perde Maria Yvonne, grande baluarte da Educação em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 10:40 do dia 18 de maio de 2020
Sobre: Mestra dedicada
  • Maria Yvonne Valladares Amaral
18maio

Maria Yvonne Valladares AmaralA educação niteroiense sofre uma grande perda com a morte de Maria Yvonne Valladares do Amaral, domingo (17/05), no CHN, onde estava internada há 100 dias. O corpo vai ser cremado na Cemitério do Caju, no Rio.

A bonita morena, quando veio muito jovem de Araruama para estudar no Liceu Nilo Peçanha de Niterói, já tinha vocação para o magistério. Ali foi professora e diretora por 14 anos, responsável pela grande transformação da tradicional escola fundada em 1847.

Formada em história e geografia, com uma vida inteira dedicada à sala de aula, começou a carreira no Plínio Leite, depois nos colégios públicos Leopoldo Fróes, Guilherme Brigs e Liceu, este a sua grande paixão, vivida intensamente. Ela tinha o Liceu como sua segunda casa. Chegava cedo pela manhã e só saía tarde da noite. Mais adiante, passou a atuar no Conselho Estadual de Educação.

Reformou o colégio várias vezes, construiu e ampliou salas, criou o Centro de Línguas, além de ser uma mãe, praticando sempre o amor ao próximo, abrindo sua bolsa na ajuda alunos na compra de uniformes, livros, lanches, passagens, conforme depoimento de professores.

Elegante, sempre de sapato alto, irradiava inteligência e simpatia, abrindo as portas de todos os gabinetes em busca de apoio e recursos para o Liceu.

Maria Yvonne, continuou atuando na Educação, mesmo com sua incursão na política, como vereadora de 92 a 96.

Casou com o clínico e endocrinologista Mário Amaral, formando um par simpatissíssimo da nossa sociedade. Deixou três filhos,  o engenheiro Mário, o professor Eduardo e o médico Ricardo.

O Liceu formou gerações de alunos hoje nas mais diversas atividades e profissões. Dentre outros, o escritor Lima Barreto; o jornalista Irineu Marinho, fundador de O Globo; ex-governador Roberto Silveira; economista Carlos Langoni, ex- presidente do Banco Central; cantor Ronie Von; ator e dublador Ricardo Bardavid; e o antropólogo Rubem Cesar Fernandes.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

22 thoughts on “Niterói perde Maria Yvonne, grande baluarte da Educação em Niterói

  1. Notícia triste. Dedicada ao extremo ao ensino, descanse em paz minha nobre diretora. Agradeço ainda por ter recebido minha nora em seu quadro de alunos.

  2. Eu atualmente trabalho como Coordenadora de Turno no Liceu Nilo Peçanha, e quando trabalhava no CIEP 446 Esther Botelho Oreste eu conheci a Professora Maria Ivone quando ela visitou o ciep em 96. A Maria Ivone algumas vezes visitava o Liceu e sempre perguntava sobre suas fotos quando não as via nas paredes. Certa vez encontrei ela em Icaraí, já estava bem velhinha. Isso foi em 2016.

  3. Amo por toda minha vida o meu liceu Nilo Peçanha. Estudei lá todo meu “ginásio”e 2* grau completo. Tive a honra de conhecer uma professora…diretora…nossa mãezona nos momentos de angústias. Que Deus à leve para a Luz . Tenho certeza disso. UM ESPÍRITO ELEVADÍSSIMO. Claro q está na luz!. Deus está guiando seus caminhos professora.

  4. Estudei no Liceu de 1979 a 1981, habitação básica em Saúde. Só guardo ótimas recordações da diretora Maria Yvonne, administração firme e generosa ao mesmo tempo. Me auxiliou muito num momento difícil com seus conselhos de mãe. Que Deus ilumine seu espírito e conforte todos os familiares.

  5. Grande perda! Estudei no Liceu de 85 a 87 e sei da importância que essa grande educadora tinha no cenário niteroiense. Foi diretora do Liceu no meu período. Triste notícia!

  6. Estudei no Liceu de 80 a 82, Maria Yvonne como era chamada não era só uma diretora ela estava presente em tudo, ia ao pátio na hora do lanche procurava saber se todos estavam bem, era rígida mais tinha um coração bom. Ajudava os alunos q a ela recorriam. Que descanse em paz. Fez do seu caminho uma trajetória de vida muito bem alcançada.

  7. Uma grande perda para o mundo, que exemplo de mulher, que coração, pode-se diz que tinha vários filhos, ajudou muitos alunos, ajudou muitas mães, era dura, guerreira, lutava pelo ensino, mas tinha um sorriso encorajador, me orgulho de ter estudado no Liceu, deu muita força para que eu e meu irmão estudassemos na instituição. Fiz básico em Química de 80 até 82

  8. Estudei entre os anos de 1977 a 1980.E tive o prazer de conhecê-la, enérgica, ótima diretora e com um coração maravilhoso.Descanse em paz. Niterói perde um grande mulher.

  9. Triste notícia! Foi minha diretora no Liceu, e anos depois fui sua fisioterapeuta! Tenho presentes dela que guardarei lembrança !! Deus à receba e conforte a familia!

  10. Como eu amava essa grande figura Humana, ela nao era simplemente uma diretora era uma maezona pra mim , e com muita tristeza que recebo esta noticia tao marcante. Descansa em paz gurreira, enquanto os seus filhos te aplaudem; apesar do vazio que voce deixara em nossos coracoes, mas o teu brilho jamais se apagara!
    Obrigado por tudo que fizeste por mim no Liceu Nilo Pecanha.
    Meus sentimentos a familia.

  11. A Diretora Maria Yvone era uma pessoa muito especial. Engajada com os estudantes e com os interesses da Escola de forma quase pessoal, ela tirava do próprio bolso para ajudar aos alunos mais necessitados e se juntava à nós durante os recreios para conversar e estimular. Ela sempre participou no estímulo ao estudo, a arte e à cultura (inclusive a banda do Liceu viajava e ganhava prêmios no país inteiro). Ela lutou de todas as formas junto com os Estudantes e o Grêmio para conseguir aprovar e levantar investimentos para trazer de volta o Liceu Nilo Peçanha à sua glória centenária. A restauração do prédio da Escola, praticamente desabando depois de décadas de abandono pelas gestões anteriores, foi impecável e não foi uma simples reforma, foi uma restauração artística! Não obstante, entre 1986 e 1990, ela esteve presente, firme e forte junto com os estudantes, na reorganização dos Grêmios Estudantis (sendo o do Liceu um dos mais importantes e ativos do estado do RJ, o qual na verdade trouxe de volta o movimento Gremista para a Cidade de Niterói em 1987). Se os Grêmios de Niterói e do RJ foram ponto chave em lutas políticas (impeachment do Color e muitas outras), foi porque a Professora e Diretora Maria Yvone nos dava exemplos claros de educação Moral e Cívica. Muita saudade dela e muitas boas memórias de tudo que ela representou na minha vida e na formação da minha personalidade. Seus exemplos não são traduzíveis em palavras! Só quem viveu os momentos, acompanhou de perto o seu trabalho, e a conheceu pessoalmente sabe!

  12. Maria Ivone viveu uma vida opulenta dedicada à Educação. Fez do Liceu Nilo Peçanha sua casa ,dignificando-o. Merece ser reverenciada e seu exemplo imitado pelas futuras gerações

  13. Minha dDiretora ‼️‼️‼️‼️😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

    Tenho até hoje seus bilhetes de carinho com minha pessoa😰
    Desde quando ainda estudante, a secundarista e posteriormente adulta. Guardo todo carinho, entusiasmo e lutas que abraçou conosco.

    Vou te levar sempre no coração. Todas as vezes que segurou na mão. #Obrigada por ter parte em minha vida.

    Liceu sempre foi sinônimo de excelência, sobre a batuta da nossa Ivone. Foi parte de uma bela história… Foi 4ª colocada geral da prova de entrada pro mesmo. E Representante de turma e de todas as turmas pelos 3 anos seguidos do ensino médio. Que o nosso Deus lhe tenha em maravilhoso lugar. Você sempre foi espetacular.🙌

  14. Fui aluna do Liceu antes da Professora Maria Yvonne dirigir o mesmo, mas a conheci pessoalmente. Só tenho a lamentar a morte de tão ilustre figura.

  15. Parabéns, amigo Gilson, pela sua bela homenagem à Maria Yvonne. Eu tive o privilégio de trabalhar ao lado dela por mais de 20 anos, me sentia uma pessoa da família, meu filho caçula veio ao mundo pelas mãos sábias do Dr. Amaral e do Dr. Pantaleão, fui professora e paraninfa do Mariozinho, seu filho mais velho e inúmeras vezes pude ser beneficiada pela bondade e compreensão dela nos momentos difíceis e alegres que envolviam nossos filhos, pequenos na época, não medindo esforços para facilitar nossas vidas. Todos os anos eu a parabenizava no dia 31 de agosto, seu aniversário e no dia 15 de outubro, dia do Professor. A vida tão bela de Maria Yvonne só pode ter o desfecho do abraço eterno do Pai: descanse em paz e continue intercedendo por nós e nos dando a bênção de Deus!

  16. Estudei de 1975 a1977, dona Maria Ivonne sempre foi muito respeitada pelo comprometimento com os alunos e com o Liceu , principalmente, quanto à disciplina.
    Que Deus a receba e conforte a família e os amigos.
    .

  17. Quando o Diretor era Joadelio Codeço de Paula (morreu assassinado em um ônibus aqui em Niterói) ela era Vice Diretora. Maria Yvone do Amaral, grande pessoa, que Deus reserve um espaço especial para ela!

  18. Estudei lá entre 1977 e 1979 , sob a direção de Maria Yvonne . O Liceu era sinônimo de qualidade e excelência. Bons tempos !

    1. Uma grande perda para tantos e tantos que a conheceram quando estudaram no grande colégio, Liceu Nilo Peçanha. Deixou forte impressão na vida de todos.
      Deus traga conforto para familiares e amigos.

Comments are closed.

Menu