New here? Register. ×
×

Niterói perde a guardiã da história cartoral do Centro

Escrito por Gilson Monteiro às 11:33 do dia 25 de junho de 2020
Sobre: Obituário
  • Estela Barros
25jun

Estela BarrosHá 67 anos ela tirava as certidões de nascimento, casamento, divórcio, óbito e muitas outras, na jurisdição que fica no trecho entre o Rinque e a Ponta d’Areia. Por isso, todo mundo conhecia a prestativa dona Estela da Silva Barros, titular do Cartório da 1ª Zona Judiciária de Niterói. Ela faleceu aos 85 anos, de problema cardíaco, no CHN, e foi sepultada no Parque da Colina.

Ela mocinha deixou Campos dos Goytacases para estudar Direito na ex-capital fluminense, entrando para o Cartório com 18 anos. Ali trabalhou ininterruptamente até a véspera de adoecer. Dava expediente inclusive aos sábados, domingos e feriados para atender os casos emergenciais de registro de óbito nesses dias.

Num velho sobrado da Rua Aurelino Leal, durante anos a doutora Estela preencheu calmamente com sua bonita letra os documentos e livros até a chegada do computador. As certidões de nascimento e de óbito eram isentas de emolumentos pela Constituição Federal. Mais tarde, o cartório mudou para a Avenida Amaral Peixoto 286.

O filho Aylton da Silva Barros assumirá o Cartório responsável pelo registro civil das pessoas naturais, registros de interdições e tutelas. A neta Thaís Fagundes Barros será a substituta, além da outra filha Lia Maria da Silva, na valorosa equipe.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

9 thoughts on “Niterói perde a guardiã da história cartoral do Centro

  1. Todos nós, eu e meus irmãos, tivemos a honra de ter em seus respectivos registros, a belíssima caligrafia de D. Estela.

  2. Tive à oportunidade de conhecer essa senhora quando o seu cartório erá enfrente à praça do Rinque , o prédio era num casarão que ficava no alto para acessar tinha que subir a escadaria, o prédio fica ao lado da loja superbol ,loja de artigos esportivos . Conheci a Dra Estela quando fui fazer minha certidão de casamento, ela ao me entregar a certidão disse ” Que Deus abençoe seu casamento, seja feliz ” ,à impressão que tive dela foi de uma pessoa agradável.

  3. Doutora Estela era uma pessoa de muita generosidade.
    É uma perda irreparável para a cidade de Niterói.
    Descanse em paz grande guerreira!

    Adair Ramos

  4. Tenho muita gratidão à D. Estela que me acolheu em um momento difícil de minha vida.

    Não tenho dúvidas de que DEUS está cuidando para que ela descanse em uma paz merecida.

    Peter Smith

  5. De nascimento, casamento e óbito todas certidões de nossa família, foram escrituradas por ela no cartório da rua Aurelino Leal.
    Perda inestimável!!!

  6. Perda histórica da dona Estela, parabenizo o jornalista pela justa comunicação e homenagem, quantos milhares de niteroiense tiveram seus nomes escritos pela linda caligrafia da Dra. Estela. Que Deus a acolha com todo o seu carinho, Grande ser humano com certeza dotada de uma grande alma descanse em PAZ.

    1. O meu tio.e padrinho PAULO SEIXAS VALE , o seu Paulinho , trabalhou durante muitos anos nesse cartório no Rink com dona Estela. Morávamos no Rink também , no Edifício Saúde , e depois de muitos anos , mudamos para o Edifício Ajax , também.no Rink .

Comments are closed.

Menu