New here? Register. ×
×

Morre José Augusto Libotte, 85, o decano dos tabeliães do antigo Estado do Rio

Escrito por Gilson Monteiro às 10:46 do dia 3 de setembro de 2019
Sobre: Notário exemplar
03set

Um aviso na porta fechada do 19° Cartório de Notas e Protesto de Niterói, na Rua da Conceição, no Centro, interrompia na segunda-feira (02/090 uma rotina diária de 46 anos do tabelião José Augusto Libotte dos Santos, 85 anos, que faleceu no sábado e deverá ser cremado na próxima quinta-feira (05/09) no Cemitério Parque da Colina.

Com sua cabeleira branca, sentado atrás de uma mesa no fundo do cartório, Libotte recebia com fidalguia e prestimosidade as pessoas que precisavam dos serviços cartorários, só interrompendo ultimamente, com sua doença e sua morte, com velório no domingo e cremação na próxima quinta-feira, no Parque da Colina.

– Era um escrivão que mantinha a fidalguia das antigas, honrando e prestigiando os advogados da cidade – disse Claudio Vianna, presidente da OAB Niterói.

Libotte com a neta Mariana

Bacharel em Direito, Libotte passou em primeiro lugar no primeiro concurso para o Tabelionato no Estado do Rio de Janeiro, se instalando na Rua da Conceição, onde lavrou milhares de escrituras.

— Era um escrivão de uma perfeição e correição elogiadas por todos os colegas e advogados, durante os últimos 46 anos – disse o advogado Vargas Vila.

Libotte deixa um casal de filhos e um exemplo a ser seguido por todos os notários. Foi o último delegatário de Niterói, nomeado antes da fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

6 thoughts on “Morre José Augusto Libotte, 85, o decano dos tabeliães do antigo Estado do Rio

  1. Com toda certeza o Sr deixará saudades à todos aqueles que tiveram o privilégio de estar em sua companhia .
    Meus sentimentos à todos familiares
    Que Deus conforte o coração de todos … 🙏

  2. Um senhor muito bom.
    Gostava de ajudar os próximos e os animais.
    Só que Deus chamou para descansar em seu lado e brilhar no céu.
    Deus sabe o que faz e só o tempo para confortar a família pela perda.😢😢😢

Comments are closed.

Menu