New here? Register. ×
×

Morre Fabio Mathias, grande ortopedista, fundador do São Lucas em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 12:58 do dia 25 de maio de 2020
Sobre: Obituário
25maio

Perde a cidade um dos pioneiros da ortopedia fluminense, um dos fundadores do São Lucas, o professor Fabio Tinoco Mathias, 85 anos. Faleceu no Quinta D’Or, onde estava internado há 20 dias com suspeita de coronavírus. O sepultamento será hoje (25/03) às 15h30m, no Parque da Colina.

Sua história de vida é bonita, de sacrifício e exemplo. Chegou aos cinco anos a Niterói, vindo de Bom Jesus do Itabapoana, com três irmãos, o pai doente e a mãe. Dona Carlota abriu na Rua Álvares de Azevedo uma pensão, com seu nome, para sustentar toda a família.

A hora do almoço, a casa de Icaraí, era frequentada por estudantes de medicina, que entravam e saíam com seus jalecos brancos e livros debaixo dos braços.

Fábio foi crescendo observando aquele ambiente de bons exemplos. Chegou à conclusão que era aquilo que queria para seu futuro. Treze anos depois conseguia também colocar a sonhada roupa branca, ao ingressar aos 18 anos na Faculdade de Medicina.

No quarto ano já despertava o interesse pela ortopedia. Começou a atuar como auxiliar acadêmico nos hospitais Antônio Pedro, em Niterói, e Anchieta, no Caju, sob a orientação do famoso mestre Dagmar Chaves, catedrático da UFF e da UFRJ. Em 1958 Fabio Mathias diplomou-se na tão sonhada carreira médica.

Aí o doutor Fábio, começou a distribuir seus conhecimentos pelos hospitais Getúlio Vargas Filho, Antônio Pedro e Santa Cruz. Também foi perito da Clínica Ortopédica do INSS.

Um grande feito e conquista foi o Centro Ortopédico São Lucas, primeiro nessa especialidade no Estado do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 1962, na Rua Presidente Pedreira, com o esforço dele, do irmão Cesar Mathias, dos amigos e colegas Lédio Maia, Florentino de Barros e Paulo Maria da Silveira, todos de origem humilde. Tinham a cara e a coragem, mas muita prática em ossos e traumas.

Cinco anos depois, ingressava na sociedade, outra grande figura da ortopedia, Carlos Augusto Bittencourt Silva e a Clínica mudava para a Avenida Roberto Silveira.

Esses seis médicos tornaram a instituição, durante anos, referência no tratamento de doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua residência médica formou gerações de grandes profissionais da ortopedia.

Fábio era membro das Sociedades Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Latino-americano de Ortopedia e da Brasileira de Quadril.

Apesar de todo esse currículo, sempre repetia que seu maior orgulho era ver o filho Marcelo, com mestrado e doutorado, professor de Ortopedia da UFF; e o neto Guilherme seguindo a sua carreira.

Deixa a esposa Selma, as filhas Denize e Simone, além de uma infinidade de amigos, clientes e admiradores.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

13 thoughts on “Morre Fabio Mathias, grande ortopedista, fundador do São Lucas em Niterói

  1. trabalhei muitos anos com Dr.Fabio um excelente medico e chefe.
    Que descanse em paz.
    Meus sentimentos a D.Selma, Denise,Marcelo e Simone e Tt ao Dr.Cesar e familia.

  2. Fui paciente do Dr Fábio , em 1983 ele me recuperou de uma fratura de Tibia , com toda a competência que Deus lhe deu. Vai em paz Dr . Que Deus conforte sua Família.

  3. Meu amigo querido ,grande profissional ,se hoje caminho e estou bem foi graças a dedicação de Dr. Fabio. Descansa em Paz meu amigo e muito obrigada por toda a atenção e carinho.

  4. Tive a honra de trabalhar com o dr Fabio nos últimos meses no Hospital São Lucas. Deixará saudades. Que Deus o abençoe em sua nova caminhada é muito conforto e resignação para a família

  5. Que triste notícia! Era paciente dele no São Lucas. Sempre muito atencioso e competente. Que Deus o tenha. 😥

  6. Lamentable la perdida de un gran maestro y amigo.
    Gran honor haber compartido y seguir sus ejemplos.
    Tuve el honor y la dicha de haber trabajado con el Dr Fabio, un ejemplo de conocimientos y virtudes.
    Paz en su tumba
    Mi eterna gratitud, querido maestro.
    Me diste la fuerza , el cariño, el apoyo y la sabiduría en los momentos más difíciles de mi vida

  7. Dr. Fábio Mathias que Jesus o receba em sua glória e conforte sua família!

  8. Obrigado Dr. Fábio, nunca esqueci nem esquecerei o que fez por mim quando sofri um acidente e com uma cirurgia às pressas salvou a minha perna. Durante um ano de tratamento sempre foi atencioso e gentil. Obrigado! Deus o tenha!

  9. Trabalhei ( bico ) nesse hospital . Convivi pouquíssimas vezes com Dr Fábio. Contato? Tbm pucos. Sempre o via sério e com poucas palavras em choque ao ler isso. Pelos corredores sempre ouvia falar MT bem de Dr Fábio o quanto ele tinha bom coração e garra pra levar o hospital , mesmo com a idade q tinha, estava sempre ali naquele hospital, ele amava aquele hospital. Q triste , q a família tenha conforto divino e siga com um sonho q começou nos anos 60 linda história q eu adoraria conhecer antes q pena q foi nesta condições

Comments are closed.

Menu