New here? Register. ×
×

Lojistas dão adeus ao líder Salomão Guerchon, fundador da CDL Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 14:58 do dia 20 de maio de 2020
Sobre: Vendedor nato
  • Salomão Guerchon
20maio

Salomão GuerchonSalomão Guerchon, um dos maiores líderes lojistas de Niterói, faleceu ontem (19/05), aos 94 anos. Vai ser cremado amanhã, quinta, após cerimônia das 9h às 11h no Memorial do Carmo, no Caju.

Durante décadas, junto com o irmão mais velho Alberto, dominaram o comércio da cidade com a Mobiliária Popular, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói; e em Alcântara, São Gonçalo.

Não havia cliente que entrasse numa dessas lojas e não saísse sem comprar um sofá, uma sala de jantar, uma mesa, um armário ou uma cômoda, pelo espírito de vendedor da dupla e pela simpatia e sorriso que cativaram a vida toda.

Salomão, um dos fundadores e presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Niterói, também comandou a Federação da Câmara de Diretores Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, prestando até sua morte inestimáveis serviços à categoria do comércio.

No ano passado, por ocasião dos 60 anos da CDL, foi homenageado e deu o nome a uma sala do prédio da rua Andrade Neves.

Filho de judeus que fugiram durante a Guerra para França e depois para o Brasil, nasceu no Recife e desembarcou com 18 anos em Niterói, onde durante esses anos todos desenvolveu uma atividade intensa como comerciante, pequeno construtor e, no final da vida, como advogado e administrador de imóveis.

Casou-se com Atiné, com quem participou de todos os movimentos sociais da cidade e teve um casal de filhos, Leonardo, engenheiro e advogado; e Viviane, administradora de empresas, radicada em Atlanta, nos EUA.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Lojistas dão adeus ao líder Salomão Guerchon, fundador da CDL Niterói

  1. Sou amigo do neto do Salomão!

    Vi o Salomão poucas vezes, mas o pouco que vi ja deu para perceber o grande homem que foi.

    Ainda, o fato do Dan e do Leonardo serem ótimas pessoas diz muito sobre o avô e pai que ele foi !

    Minhas considerações à familia !

    1. Leonardo, muito triste receber está notícia, seu pai e o meu falecido pai eram grandes amigos. Tinha um grande carinho por ele e por todos vocês. Uma perda terrível para Niterói. Meus sinceros sentimentos a você e a Viviane.
      Deborah filha de Nelson Fonseca

      1. Oi Debora, obrigado por suas palavras. Papai adorava o Nelson. Eu também gostava muito dele. A Francisca está bem. Espero que todos estejam bem. Grande Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu