New here? Register. ×
×

Lei que amplia confinamento não deixa levar cães para fazer xixi na rua

Escrito por Gilson Monteiro às 15:53 do dia 10 de maio de 2020
Sobre: Sem desaperto
  • Passeio com cachorros
10maio

Passeio com cachorrosOs donos de animais que vivem em apartamentos estão preocupados com o decreto do prefeito de Niterói que proíbe, a partir de segunda-feira (11/05), a circulação pelas ruas da cidade. A medida é justificada pela prefeitura para evitar o aumento da disseminação do coronavirus no município. Donos dos pets lembram, no entanto, que precisam passear pelo menos uma vez ao dia com seus cachorros, para o animal se exercitar e fazer necessidades fisiológicas.

No Diário Oficial que circula neste fim de semana, o prefeito Rodrigo Neves publicou decreto regulamentando a lei que restringe a circulação de pessoas. O regulamento não abre exceção para os donos de cachorros. A Guarda Municipal vai aplicar multa de R$ 180 em quem for flagrado na rua. A exceção é apenas para quem estiver indo para o trabalho em serviços essenciais, ou se dirigindo a farmácias, hospitais e clínicas, ou para fazer compras em mercados, padarias, petshops e postos de combustíveis autorizados a funcionar pela prefeitura.

Alguns moradores de condomínios estão usando espaços livres de seus prédios para fazer caminhadas e pegar sol. Num edifício da Rua Nilo Peçanha, no Ingá, usam a laje para se exercitar. Em outros edifícios, síndicos estabeleceram horários para a circulação restrita pelas áreas de lazer do condomínio, mas a maioria resolveu fechar tudo por precaução.

A lei regulamentada pelo decreto 13.588/2020, é a n° 3495, de 07 de maio de 2020, aprovada pela Câmara de Vereadores. Prevê inicialmente que o confinamento deverá ser observado de 11 de maio até 15 de maio, mas o prazo poderá ser prorrogado por mais uma semana, até o dia 22.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Lei que amplia confinamento não deixa levar cães para fazer xixi na rua

  1. Prezados, moro em um apartamento e sou dona de um cachorro q só faz as suas necessidades na rua. O mesmo está acostumado a sair três vezes ao dia, pois o q para muitos é uma benção q ele não faça Nada em casa, para nós q somos os donos se tornou um pesadelo com essa nova Lei. Gostaria de parabenizar o nosso Prefeito por tudo q tens feito pela nossa amada Niterói, porem gostaria de pedir-lhe que se abra uma exceção p todos q passam pela mesma situação q a minha. Uma outra sugestão seria autorizar q os donos possam passear na quadra q residem. Cordialmente, Jaquelina Ataíde

  2. Eu acho um absurdo essa atitude por parte da prefeitura de Niterói! Trancar as pessoas em casa não é uma solução efetiva na guerra contra o Corona Vírus. É uma imposição fácil para a prefeitura como medida de “proteção”, mas “desprotege” a população de problemas financeiros em sua maioria irremediáveis! Muitos estão sem saber de onde tirar dinheiro para o sustento da famílias, estão perdendo seus empregos. O comércio, fonte de renda para tantos, está fechando definitivamente, e como Niterói vai se reerguer disso? O problema vai ser deixado de herança para o próximo prefeito. Isso é CUIDAR da população?

  3. Como fazer os que necessitam do trabalho de apoio de cuidadores aos idosos?
    O isolamento é seletivo e as medidas de proteção possibilitam que alguns serviços sejam realizados.

Comments are closed.

Menu