New here? Register. ×
×

Jeronimo comemora 88 anos de vida, 45 deles à frente do Ponto Jovem

Escrito por Gilson Monteiro às 10:49 do dia 3 de janeiro de 2020
Sobre: Trabalho e sucesso
  • Jeronimo do Ponto Jovem
03jan

Jeronimo do Ponto JovemEle chegou em Niterói na década de 70, depois de muitos anos de trabalho e luta no Porto, em Portugal, sua cidade natal. Antes, já havia aportado no Rio de Janeiro, em 1952.

Jeronimo Alves de Souza faz 88 anos neste sábado (04/01), com uma bonita história de vida, desde quando abriu o Café da Brasileira, na Galeria Gold Star, na rua da Conceição, Centro de Niterói.

Depois Jeronimo foi para Icaraí inaugurar o Chalé 1, na Miguel de Frias, onde o forte era o chope gelado, acompanhado de sanduíches de carne assada e de pernil, pastéis e salgadinhos. O bar virou coqueluche entre os amantes da loura suada.

Ao lado, no sobrado havia a Academia Helfany Peçanha e Jeronimo, vendo aquelas bailarinas saudáveis passarem na sua porta, com um tino comercial incrível montou há 45 anos, no dia 1° de maio, o Ponto Jovem. Funcionava numa portinha ao lado da academia oferecendo sucos das mais variadas frutas e misturas, além dos imbatíveis sandubas com seus molhos incríveis, para atender aquela faixa etária da juventude niteroiense.

Rapidamente, a casa virou point de todo mundo, jovens  a idosos. A frequência também era grande nas madrugadas, obrigando seu Jeronimo, como a garotada o chamava, a manter o Ponto funcionando por 24 horas para atender a demanda da turma que chegava da noitada ou do trabalho. Mais adiante, a falta de segurança fez o Ponto Jovem mudar o horário.

Mesmo com a idade avançada, chova ou faça sol, todas as tardes ele bate ponto no bar trocando ideias com os empregados, sugerindo novos sabores de sucos e temperos, batendo papo com os clientes. A filha Vera Pini, seu braço direito, toca a casa com bastante sucesso e eficiência, fazendo o Ponto Jovem ser premiadíssimo no concurso Água da Boca, de O Globo.

Gente pura e sangue bom como seu Jeronimo, exemplo de vida e dedicação, alavanca anonimamente o progresso e o desenvolvimento da terra de Arariboia.

Muitos anos de vida!!!

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

6 thoughts on “Jeronimo comemora 88 anos de vida, 45 deles à frente do Ponto Jovem

  1. Ao falar do Sr Jerônimo, seria importante que a matéria incluísse o restaurante SACADA. Acho que não há erro em dizer que, durante alguns anos, entre os 70’s e os 80’s, ele foi o melhor restaurante de Niterói.
    Gostaria de uma matéria sobre essa casa. Fui frequentador assíduo. Lembro bem do comando do Sr. Jerônimo e do “maitre: José.

  2. SR.JERONIMO UMA REFERÊNCIA BACANA PARA TODOS NÓS QUE NO PONTO JOVEM RECUPERAMOS AS ENERGIAS COM OS DELICOSOS SANDUÍCHES. SAÚDE E VIDA LONGA. ABRAÇO ADROALDO PEIXOTO.

  3. Muito justa homenagem, Gilson. O bom Jerônimo merece de nós niteroienses manifestações como essa. Parabéns ao aniversariante pela data e ao bloger pela sensibilidade.

  4. Seu Jerônimo com certeza não lembra de mim, mas fui sua cliente assídua no Ponto Jovem e no Chalé durante 35 anos, morava nos Santos Apóstolos e o lanche diários dos meus filhos era de lá, muitas vezes fui atendida até pelo telefone! Além do mais, gostava de conversar com ele sobre o Porto, terra da minha saudosa mãe, a cidade que adoro em Portugal, sendo eu também cidadã portuguesa. Mesmo morando na Barra da Tijuca, já parei algumas vezes aí, para tomar um dos seus maravilhosos sucos. Parabéns! Vida longa a todos!

  5. Conheço Jerônimo há muitos anos, é tricolor saudável com eu, é quando abril o ponto jovem, eu ainda fazia faculdade! Sempre fazia um lanche rápido antes de ir para as aulas. O italiano do ponto jovem não tem igual… Mando um forte abraço pelos seus 88 anos!!! Feliz aniversário!!!

Comments are closed.

Menu