New here? Register. ×
×

Jayme Cavalcante, o ‘Poeta do Mar’, monta exposição virtual de suas obras

Escrito por Gilson Monteiro às 10:22 do dia 6 de julho de 2020
Sobre: Naturalista
  • Jayme Cavalcante
06jul

Jayme CavalcanteEle gosta de ficar horas sentado na areia ou na calçada de uma praia ou de um cais, com sua prancheta à frente, em busca de um ângulo ou acompanhando a movimentação de embarcações, pessoas, sol e nuvens. Este é Jayme Cavalcante, considerado expoente da pintura de marinas, que completa 83 anos na quarta-feira (08/07).

O pintor naturalista, conhecido como o “Poeta do Mar”, nos últimos meses está trabalhando no projeto Tour Virtual, uma visita online a sua agradável casa no Ingá. O passeio começa pelo ateliê e passa por mais três ambientes: a Sala Um, que se chama J. Carvalho, em homenagem a seu pai, com uma exposição de quadros dele;

A Dois leva seu nome — Jayme Cavalcante — apresentando algumas de suas obras e trajetória; a Três é a Sala de Couro, que mostra as suas belas pirogravuras.

Esse baiano porreta, boa praça e sempre de bem com a vida e a natureza, traz a pintura de berço. Aprendeu tudo com o consagrado pintor J. Carvalho e depois vinculou-se a artistas niteroienses da pintura naturalista, liderados por Aluísio do Valle, com prática semelhante a do grupo Grimim.

Cavalcante, considerado o poeta do mar é um dos raros artistas que, ao lado de Portinari e Di Cavalcante, figuram no “AKOUN”, livro de arte de grande importância na França.

Por tudo que já viu, Cavalcante tem gravadas na memória imagens incríveis de marinha, recantos fora do comum do interior, com suas fazendas e igrejas, fazendo com que não precise sair de casa, quando pega num pincel e senta na frente de um cavalete, logo vem uma explosão de imagens e de cores que retrata com maestria.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Jayme Cavalcante, o ‘Poeta do Mar’, monta exposição virtual de suas obras

  1. Um mestre! Figura maravilhosa , contador de histórias inesquecíveis e acima de tudo um talento como poucos!

Comments are closed.

Menu