New here? Register. ×
×

Hospital Santa Cruz poderia ser reaberto para entrar na luta contra o coronavirus

Escrito por Gilson Monteiro às 08:38 do dia 6 de abril de 2020
Sobre: Esforço de guerra
  • hospital Santa Cruz
06abr

hospital Santa CruzRodrigo Neves deu R$ 45 milhões para ajudar a prefeitura de São Gonçalo a construir um hospital. Não seria a hora de o prefeito de Niterói voltar o seu olhar para o desativado Santa Cruz, que com uma reforma poderia funcionar bem para atender uma cidade cuja prefeitura dispõe de pouquíssimos hospitais públicos?

O Santa Cruz tem 75 quartos-suítes com camas, 39 leitos de enfermaria, 20 leitos de CTI, 13 leitos na emergência, 9 salas de cirurgia, sendo 4 de obstetrícia, e possui autoclave capaz de atender a todo o hospital construído numa área de dez mil metros quadrados, no Centro de Niterói.

O presidente da Sociedade Portuguesa Beneficência de Niterói, Vinicius Nery, disse que além do hospital existe um prédio anexo, de sete andares, com 13 apartamentos em cada. Dois pavimentos estão ocupados por sócios idosos. Os demais estão vazios.

– Dispomos de 166 quartos para 2 leitos e 39 leitos de enfermaria, tudo precisando de muito pouco para voltar a funcionar. Já sinalizamos com o oferecimento do complexo hospitalar à Prefeitura, mas até agora não houve nenhuma manifestação por parte das autoridades do município – diz Vinicius Nery.

O hospital dos portugueses seria de grande importância em caso do alastramento do coronavírus em Niterói, por sua localização central próximo do CHN, Hospital Icaraí e Antônio Pedro, o que facilitaria o deslocamento dos profissionais de saúde que atuam nesses três hospitais. Além do estacionamento próprio, o hospital pode contar com o do vizinho NiteróiShopping.

Seria também uma oportunidade de a Prefeitura, que está com recursos em caixa, resgatar a história da medicina do Estado do Rio, que passa pelo Santa Cruz. O hospital fundado há 111 anos pela colônia portuguesa tem em sua história grandes serviços prestados à população. Atendia pacientes do SUS e salvou muitas vidas em outros momentos difíceis para Niterói, como o do incêndio do circo.

A nata da medicina passou pelo Santa Cruz, referência e pioneiro em vários tipos de cirurgias no Estado do Rio, como a cardíaca, com Geraldo Ramalho e a alimentação parenteral introduzida por Gerado Chini.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

18 thoughts on “Hospital Santa Cruz poderia ser reaberto para entrar na luta contra o coronavirus

  1. E fácil falar essas coisas, porém pq não procura saber das informações um pouco mais. Muitos equipamentos de lá foram vendidos a preço de banana. O hospital pode ter até estrutura, mais poderia negociar com algum convênio médico e ele sim se responsabilizar por tudo. O atendimento lá era muito bom. Uma lástima o hospital fechar. Vale lembrar que o santa cruz ficou ultrapassado perto do luxo do hospital Icaraí e do HCN. Ali creio que pra voltar a operar como era antes teriam que mudar muita coisa. O que seria válido era fazer dali um espaço pra atendimento de coisas pequenas como uma UPA ou algo assim se for pelo SUS

  2. Atenção a todos! Dinheiro público não é para ser usado para salvar investimentos particulares! Se o hospital está em dificuldades financeiras, que se organize, faça uma mudança de gestão, adquira um empréstimo e volte a ficar de pé, pagando a dívida do empréstimo. Dinheiro público é para ser usado na saúde PÚBLICA. Não devemos misturar as coisas.

  3. Acho um absurdo doar dinheiro do município de Niterói para São Gonçalo ! Enquanto estamos aqui seguindo a risca as medidas preventivas adotadas, e há fiscalização controlando a circulação de pessoas nas ruas, em São Gonçalo não há controle nenhum !!!! As pessoas estão literalmente de férias !!!! Não estão nem aí !!!! Fazem churrascos e circulam nas ruas como se nada estivesse acontecendo e sem a menor proteção !!!!

  4. Ontemeu dei uma resposta não apareceu porque.Fiz um comentário sobre Hospital Santa Cruz.O nosso prefeito tem que ajudar o povo de nossa cidade Niteroi

  5. Dar nosso dinheiro oriundo de IPTU, ISS e IMPOSTO DE TRANSMISSÃO é fácil.
    Porque esse safado não doa o fundo partidário?
    Tomem nota o IPTU do Próximos Ano vai disparar.
    Caso isso aconteça vamos parar de pagar.
    Mas tem que ser todo munícipe.
    Vamos começar com a campanha hoje?
    Se está sobrando dinheiro para dar para outra cidade, porque não abaixa o IMPOSTO.
    Esse prefeito Não me representa.
    Quanto reabertura do Hospital Santa Cruz, infelizmente isso não acontecerá, simplesmente Porque não deixam os sócios saberem sobre as contas, principalmente dos convênios com estacionamento e clínicas.
    Não enviam nenhum comunicado aos sócios, exceto nas vésperas de eleições

  6. GENTE UMA OTIMA IDEIA HOSPITAL MARAVILHOSO PORQUE DAR DINHEIRO PRA ESSE CRAPULA DO NANCY,? ELE TEM QUR TRABSLHAR VAGABUNDO ABRE O HOSPITAL RODRIGO VAI PRECISAR PRA SOCORRER SAO GONCALO PORQUE AQUI NÃO TEMOS NINGUÉM POR NÓS GARANTO QUE O POVO DAQUI TRANSFERE O TITULO EVAI VOTAR EM VC

  7. O prefeito de Niteroi está abrindo os cofres do município para São Gonçalo porque ele não quer na cidade dele um hospital referência em atenção a Covid-19. Ele quer que todos os doentes contaminação sejam exportados para a cidade vizinha, São Gonçalo que tem um prefeito que está achando que está sendo ajudado por Niterói e Maricá. Isso é uma forna que Niteroi e Maricá encontraram pra não ter seus nomes incluídos nas cidades com casos descontrolados de Covid-19.

  8. O Prefeito está esperando o quê?
    O dinheiro investido em S. G. seria o suficiente para reabrir um hospital que foi referência em Niterói, e deixar o dinheiro em nossa cidade, beneficiando diretamente os moradores do nosso município.

  9. Esse vagabundo condenado não está preocupado com o povo de Niterói, está fazendo campanha para tentar eleger o prefeito em SG, esse cara e ninguém da sua quadrilha ou que venha a ser indicado por ele , nós não devemos votar, esse cara não faz nada pelo município , só visa as vantagens para ele.

  10. Excelente ideia,e reforçaria sobremaneira a estrutura hospitalar do município no combate ao coronavírus, com essa maior oferta de leitos para pacientes de diversos níveis de atenção e/ou isolamento, além é claro das UTIs…

  11. Sou muito mais a favor da Prefeitura investir na construção de hospitais de campanha para atendimento de casos simples e para realização de testes na população do que gastar dinheiro para salvar hospitais particulares. O pedido me parece uma tentativa de se usar dinheiro público para recuperar investimento privado. o que seria um total absurdo.

    1. Esse prefeito, assim como muitos outros, está se aproveitando da Pandemia para fazer campanha. Aparece em fotinho e lives ao lado do seu “poste” que ele quer emplacar nas próximas eleições. Trata os servidores do município como “lixo”, nunca se preocupou com o povo. Sucateou a saúde de Niterói por anos com essas OSs que só servem para desviar dinheiro e agora vem querer aparecer como “preocupado” com a saúde. Faça um favor, quem vai cair nessa? E essa PEC do “orçamento de guerra” será carta branca para mais roubalheira e desvios. IMPRESSIONANTE.

      1. Vale tentar descobrir como o hospital privado em questão “conseguiu a proeza” de ficar em situação financeira periclitante em um contexto onde saúde privada é caríssima. Descobrir-se-á que há muita falcatrua nas empresas privadas, principalmente nelas. Como exemplo ilustrativo, pesquise se os donos das empresas (pessoas físicas) ficam financeiramente arruinados quando suas empresas (pessoas jurídicas vão à bancarrota. Acreditar que a maior corrupção está no Estado é tão inocente quanto acreditar em criaturas divinas salvadoras de almas.

Comments are closed.

Menu