New here? Register. ×
×

Harpistas da Grota fazem recital na Escola Canadense de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 18:57 do dia 26 de novembro de 2019
Sobre: Encontro musical
  • Harpas da Grota do Surucucu
26nov

Harpas da Grota do SurucucuUm recital de harpa vai ser apresentado nesta quarta-feira (27/11), às 14h30m, para alunos da Escola Canadense de Niterói, em Piratininga, pelos jovens músicos do Espaço Cultural da Grota do Surucucu. Esse projeto social conta com apoio da harpista canadense Gianetta Baril. Ela doou os instrumentos e foi professora voluntária na comunidade situada no bairro de São Francisco.

O professor Gustavo Jiménez está à frente do grupo como regente e dá aulas semanalmente do instrumento no Espaço Cultural da Grota.

A apresentação faz parte do projeto Grupos Musicais, que trabalha no aperfeiçoamento de habilidades com instrumentos, teoria musical, prática de orquestra, e apresentações externas e na sede da Escola Canadense.

Grota mundo afora

Por sua vez, o projeto da Grota do Surucucu teve início na década de oitenta, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças da comunidade que apresentavam dificuldades na escola, proporcionando-lhes reforço escolar.

Em 1995, Otávia pediu ao seu filho Márcio Paes Selles, músico, que desse aulas de música, que começou a ensinar flauta doce, violino, viola e violoncelo. Em 1998, após o falecimento de Otávia, Márcio e sua esposa Lenora Mendes assumiram a direção do trabalho, formando o núcleo do que mais tarde seria a Orquestra de Cordas da Grota.

O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas junto com a música foram conquistadas apresentações no país e no exterior (Portugal, Nova Iorque, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize), gerando renda e a perspectiva de um futuro melhor.

Em 2004, com o apoio da Brazil Foundation e do Instituto Cooperforte foram feitas melhorias nas instalações e, em 2007, a pequena casa que Otávia ocupou ganhou características de prédio, o que permitiu expandir o número de crianças e jovens atendidos.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Harpistas da Grota fazem recital na Escola Canadense de Niterói

  1. Exemplo de cidadania, exemplo de serem professores, exemplo de cultura e tantos outros exemplos. Exemplo de amor ao próximo, exemplo a ser divulgado …. exemplo a ser seguido.
    Márcio e Lenora plantando esperança, cultura e um futuro melhor para Niterói. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu