New here? Register. ×
×

Gruta di Capri vai deixar endereço que ocupa há seis décadas em Icaraí

Escrito por Gilson Monteiro às 13:29 do dia 4 de outubro de 2019
Sobre: Restaurante e pizzaria
04out

Gruta di Capri vai mudar de endereçoO restaurante e pizzaria Gruta di Capri, atendendo a freguesia há 63 anos na Rua Miguel de Frias 37, vai ter que deixar o imóvel até o dia 3 de dezembro, pelo acordo judicial feito com o proprietário e homologado pela juíza Letícia Peçanha, da 2ª Vara Cível de Niterói.

O grande desafio é que, apesar da crise financeira, os imóveis comerciais em Icaraí continuam cobrando luvas e aluguéis altíssimos, fora da realidade de mercado e os proprietários não estão conseguindo encontrar um novo ponto.

A Gruta di Capri é um patrimônio gastronômico da cidade que precisa ser preservado. Um grupo de assíduos frequentadores está organizando um movimento para que a freguesia compareça em massa, nesses próximos meses, dando força para que o forno da Gruta di Capri continue aceso, assando as saborosas e tradicionais pizzas, carro chefe da casa.

Em 1953, o italiano Arturo Boneli trouxe para Niterói a pizza, até então desconhecida dos niteroienses. Dois anos depois, ele abriu a Gruta di Capri, fazendo sucesso com o molho de tomate que saborizava suas pizzas. O restaurante passou a oferecer também em seu cardápio o tradicional filé a parmegiana, dentre outros que cativaram a clientela nessas últimas seis décadas.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

31 thoughts on “Gruta di Capri vai deixar endereço que ocupa há seis décadas em Icaraí

  1. Frequento a Gruta desde há mais de 55 anos, quando minha Tia Anita fazia parte da sociedade. Ela me oferecia porções generosas de morangos com um chantili que já não encontro mais. Pizzas, lazanhas, mantém o mesmo gosto de outrora. O filet a parmegiana também, embora tenha ficado bem mais fino. Também acho que deveria voltar o Chopp da Brahma e uma sacada para a rua na nova casa.

  2. Li todos os comentarios
    Passei meu namoro e com as filhas pequenas sendo atendida pelo Brás. Hoje às quintas feiras somos assiduos frequentadores. Houve mudanca? Sim. Necessidade com o custo de vida altissimo, reformulando o cardapio
    Felizmente mantem a pizza portubuesa que amamos!

  3. Saudosa Gruta de Capri!
    Fui a sua inauguração com o Sr. Bonelli e até os tempos de Romeu. Durante todo o curso médico, às sextas e sábados lá estávamos nós, em grandes tertúlias: eu, Irapuã Pimenta, Flávio Pies, Edgard ,Venâncio, Luis Carlos de Coelho Neto Jeolas, Márcio José de Araújo Torres, Renato Maciel Pinheiro, Sergio Homem Torres, eventualmente, Jose Benedito Neves, Muirlo Lisboa, Eduardo Imbassay Filho, Geraldo Chini, Abílio Claudio de Lauro e Souza e Djalma Neves. Nessas reuniões, basicamente, realizávamos sessões anatomo-clínicas e os casos interssantes vistos pelo grupo, na semana, eram ali relatados e discutidos. Na realidade, aprendemos muita medicina na velha Gruta de Capri.
    Saudades gostosas!

    1. Muita saudade meu mestre Guilherme Eurico. Ainda espero poder encontrá-lo no Gruta de Capri e degustarmos um fantástico Nhoque. Um grande abraço.

  4. IPTU astronômico , imposto é roubo , estão acabando com a classe média em Niterói , chega dessa velha política do quanto pior melhor do toma lá dá cá , que tira a comida da mesa de nossas crianças …

  5. Depois que mudou o dono/direção dos herdeiros Boneli, não se manteve o mesma padrão, mesmo continuando com o Dinho como pizzaiolo e alguns dos velhos e já conhecidos garçons. A qualidade do produto caiu e o preço subiu.

    Paramos de frequentar há anos, o que é uma pena, passei ótimos momentos com meus familiares no local, 4 gerações de reuniões no restaurante somente na minha família.

    Niterói perde um dos locais mais emblemáticos da sua gastronomia.

  6. Frequentei a Gruta di Capri por mais de 40 anos. Realmente ERA a melhor pizza da Cidade! Depois da reforma, e principalmente da retirada do chopp BRAHMA, colocando um qualquer no seu lugar, a casa começou a cair nos seus serviços. Quem lembra do garçom Sílvio? Era o melhor de todos! O cardápio apesar de parecer o mesmo, nunca foi igual ao que era no passado, infelizmente. Não vou falar dos preços porque quando a comida é de boa qualidade ninguém reclama! Mas realmente subiram bastante. Além da queda no atendimento, problemas frequentes no ar condicionado, e até na fritura de alguns pratos, deixei de frequentar a Gruta já tem alguns anos, mas nunca desejei seu fechamento, é lamentável!

  7. Um absurdo, Steak House, Bar Luiz, entre outros, agora Gruta, muito triste mesmo, espero que tudo se resolva, fui muito na gruta em minha infância e adolescência, uma pizza maravilhosa.

  8. Se estivesse servindo com a mesma qualidade de 40 anos atrás, a casa ficaria sempre lotada. Mas não é o que acontece. A Pizza não é mais a mesma, as bebidas tem preços absurdos e a economia do ar refrigerado é visível.
    Sinto falta do Monteiro, do Municipal, da Sportiva e da Leiteria Brasil.
    Vida longa ao Caneco Gelado do Mário. Esse sim, não pode fechar.

  9. A Gruta di Capri é um patrimônio da cidade e não deveria se mudar ou acabar. Suas pizzas superam as melhores até de São Paulo, a capital das pizzarias no Brasil. Não culpem a casa pelos preços altos, mas sim a ganância dos proprietários dos imóveis da região, que não dão opção à pizzaria a não ser subir seus preços para cobrir os custos.

  10. Fechar a Gruta é aceitar Niterói sem sua cara Cosmopolita. Não há no mundo melhor sabor de Pizza. Nossa Gruta de Capri faz parte das nossas vidas e histórias. Se os serviços não estão melhores olhem para os lados e avaliem. Reclamemos e Melhorarão. Sempre Gruta de Capri!!!!

    1. Ué? Cara cosmopolita??? Niterói sempre teve sua cara idiossincratica justamente por ser provinciana!!!! Talvez por isso que a Gruta tenha se tornado está porcaria, justamente por querer ser cosmopolita!!!! Se ser cosmopolita é sinónimo de ruindade e exploração, eu digo: morte ao cosmopolismo!!!

  11. Merece realmente fechar!!! A Gruta de Capri já acabou há muito tempo!!! Atendimento horroroso, preços fora da realidade, ganância dos proprietários. Economia no ar-condicionado, cerveja custa os olhos da cara! Tudo ruim por um preço alto, só podia ter este fim!!!
    Merece realmente fechar!!!!!

  12. Uma pena se fechar. A Gruta é uma Instituição niteroiense! Vamos dar uma força impasses q isso não aconteça!

  13. Lembro com saudade quando Eu e minha minha irmã sentávamos do lado de fora, com nossos pais, sob um toldo que protegia os fregueses que preferiam sentar-se na parte externa da pizzaria, já que a Rua Miguel de Frias era bem mais estreita e a calçada bem mais larga.
    Não dá pra esquecer tmb o garçom “seu” BRÁS, que acredito ter ali trabalhado por mais de 40 anos.
    Vamos torcer para que se resolva essa “pendenga” de uma forma boa para todos os envolvidos.

  14. É uma pena fechar, assim como aconteceu com o Velho Armazém. Seria bom que pelo menos que ensinassem a receita e o modo de preparo de uma pizza tão distinta e saborosa.

  15. Realmente, após a reforma, o cardápio pulou absurdamente, fazendo com que, clientes assíduos, diminuissem a sua frequência. Niterói, pode ser dividida em duas etapas : antes e depois da ponte.

  16. É uma pena, mas a a Gruta de Capri não é mais a mesma já há algum tempo, ficou gourmetizada, perdeu a identidade de cantina italiana que tinha. Além de ter ficado muito cara. Uma pena.

  17. Eu e minha família amamos a pizza, o piamontese, o bife parmegiana… e já frequentamos muito a Gruta de Capri.
    No entanto, a alteração dos preços nos distanciou.
    Um restaurante desse nível e tradição não deveria fechar nunca!
    Mas realmente vale a revisao dos preços dos produtos e a sensibilidade do dono do imovel em contribuir com a baixa do preco do aluguel e luvas para que os precos dp cardapip possam diminuir e o restaurante permanecer.
    Vale tambem a troca de endereço!

  18. A Gruta de Capri faz parte da historia da maioria dos niteroienses, não só com a melhor pizza de Niterói, mas faz parte de minha memória afetiva, quando de meu início de vida, comíamos um prato que aprendi e faço até hoje, mesmo que há muito tempo tenha sido retirado do cardápio desse restaurante, que é o cannelloni de patê de fígado com molho à parisiense. Nada me remete mais a minha juventude do que esse cannelloni.

    1. Há controvérsias sobre este restaurante. Suas pizzas e seu prato favorito, Filé à Parmegiana, já deixaram de ser classificados como excelentes há muito tempo. Seus preços estão nas nuvens.
      Até que
      Que vá tarde… 👎👎👎

  19. A Gruta de Capri é um excelente restaurante. Ganhou várias vezes o prêmio Água na Boca do jornal O Globo como melhor pizza de Niterói. Entretanto, depois que fez obras de reforma e modernização, aumentou os preços e acredito que isto tenha afastado os seus assíduos frequentadores. Vamos aguardar os acontecimentos.

  20. Meu caro Gilson, por fora as coisas podem parecer bem diferentes. Tenho certeza de que meu avô, o honrado empreendedor Arturo Umberto Bonelli, de onde estiver, como sempre olhando por sua família, agora está feliz e aliviado. Acredite. E eu também. Um abraço.

    1. Uma pena fechar pq é tradicionalissima! Frequentei desde os 15 anos. Mas.será que não seria o momento de revisar os preços do cardápio p atrair mais usuários? Aliás, isso já deveria ter sido feito há tempos, pq como.comerciante por 20 anos em Icaraí, temos que estar antenados com tudo que ocorre a nossa volta. Espero que não feche!!🙏🙏🍻

Comments are closed.

Menu